Supino com halteres fixos

Supino com halteres fixos é um óptimo exercício, que trabalha principalmente a área peitoral, braços e ombro.

Modo de execução: Deitado num banco horizontal, comece com os halteres ao lado do peito e ao nível do mesmo, com as palmas das mãos voltadas para a frente. Impulsione verticalmente os halteres, até que ocorra a extensão total dos cotovelos. Regresse lentamente à posição inicial.

Músculos trabalhados com mais ênfase:
Primário: peitoral maior
Secundários: deltóide anterior, tríceps

Particularidades do exercício: Segurar os halteres com as palmas das mãos voltadas para a frente proporciona mais alongamento enquanto o peso é baixado até à posição inicial. Segurar os halteres com as palmas das mãos voltadas para dentro permite maior contracção na posição de bloqueio dos cotovelos.

Supino com halteres fixos

Supino com halteres fixos foto

A barra deve-se movimentar apenas na vertical, para cima e para baixo. Não balance a barra pois não estará a mobilizar correctamente os músculos envolvidos no exercício. Para maximizar o isolamento dos peitorais, os cotovelos devem ficar bem abertos durante a descida e os halteres devem tocar-se no momento do bloqueio dos cotovelos.

Supino com halteres fixos

foto Supino com halteres fixos

Uma repetição mais curta, em que o movimento termina imediatamente antes de ocorrer o bloqueio dos cotovelos, mantém a tensão nos peitorais e reduz a contribuição do tríceps. Quanto mais baixo descerem os halteres, maior será o alongamento dos músculos peitorais mas também aumentará o risco de contrair uma lesão no ombro. Como tal, é mais seguro terminar a descida quando os halteres chegarem ao nível do peito.

Obs: foto retirada do livro Bodybuilding Anatomy de Nick Evans
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Supino com halteres fixos
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