Com o aproximar do verão surgem as preocupações com o corpo e como perder aqueles quilos a mais que foram adquiridos durante o ano.
As principais causas do excesso de peso todos nós sabemos quais são, maus hábitos alimentares associados a um sedentarismo excessivo que, para alem do excesso de peso, aumenta e muito o risco de doenças metabólicas tais como diabetes, hipertensão, triglicerideos, problemas cardíacos entre outros.
Os corpos de verão não se constroem 2 meses antes do mesmo, mas sim durante todo o ano, a pratica regular de exercício físico orientado por profissionais tem benefícios enormes em questões de saúde, e um corpo magro e definido respira saúde.
Para perder peso deve mudar rapidamente os seus hábitos, de que adianta inscrever-se num ginásio, treinar feito louco e depois chegar a casa e deitar tudo a perder ao jantar?
1 – A nossa primeira dica é esta
Aprenda a comer de forma saudável e faça disso um estilo para a vida, os quilos começarão a desaparecer mais depressa do que imagina.
No nosso blog tem imensas receitas saudáveis que o vão ajudar a atingir o seu objectivo.
2 – Duplique o consumo de legumes e vegetais
Os vegetais são pobres em gordura e calorias e uma boa fonte de fibra dietética. Fornecem-nos vitaminas e minerais e ajudam a controlar o peso de forma eficaz.
Embora a maioria dos legumes são saudáveis, existem alguns que devem ser consumidos com moderação devido ao seu teor de açúcar.
Segundo a FDA, uma porção de repolho verde ou de tomate contém 3g de açúcar, uma porção de pimentão contém 4g de açúcar e uma de cenouras ou de milho contém 5g de açúcar.
Uma porção de batata-doce contém 7g de açúcar e uma porção de cebola contém 9g de açúcar.
3 – Açúcar refinado, um doce amargo
Uma bomba calórica, fonte de quilos indesejados e até mesmo de alguns problemas de saúde.
O açúcar refinado é um ingrediente que deve dispensar rapidamente, se quer realmente perder peso.
Camuflado em refrigerantes, bolos, chocolates, alimentos processados e outras guloseimas. O açúcar é o seu inimigo numero 1, retire-o do seu frigorífico e despensa e surpreenda-se com os resultados a curto prazo.
4 – Elimine o pão branco
O pão branco que ingerimos diariamente – ao pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar – representa uma quantidade de calorias absurda e que se vai traduzir em centímetros a mais na cintura.
É um dos alimentos que mais engorda, pois está repleto de sal, açúcar e conservantes, ou seja, verdadeiros inimigos de qualquer plano de emagrecimento.
Reduza a quantidade de pão branco que consome e procure substituí-lo por alternativas mais saudáveis, como o pão integral.
5 – Beba muita ÁGUA
É um dado adquirido que devemos ingerir 6 a 8 copos de água por dia, porque ajuda a manter os níveis de hidratação elevados, mas também porque a água é um poderoso supressor de apetite, não contém calorias e mantém o metabolismo do corpo acelerado, o que representa gordura queimada ao longo de todo o dia.
6 – Beba chá verde
Possui imensos benefícios para a saúde, mostrando-se como um aliado importante para quem quer perder peso e não sabe o que beber. Ajuda a acelerar o metabolismo e sucessivamente a queimar calorias.
Uma dica tão simples e saborosa como ingerir apenas algumas chávenas de chá verde por dia, não exagerando devido ao seu elevado teor de cafeína.
7 – A aposta é o treino intervalado de alta intensidade
É um tipo de treino pode durar entre 9-20 minutos. Varia exercícios curtos e intensos, que permitem aumentar a capacidade atlética e a condição, bem como o metabolismo da glucose e a queima de gorduras.
Com mil e um benefícios, trabalha todo o corpo, queima calorias durante e depois do treino e não exige longos períodos de tempo.
8 – Aposte em exercícios com pesos
Integrar exercícios com pesos num plano de treino, pelo menos duas vezes por semana, é uma metodologia que o vai ajudar a tonificar e eliminar centímetros da cintura, a manter o peso ideal e o bem-estar generalizado do corpo. Este treino permite aumentar a massa muscular, consequentemente, aumenta o metabolismo e a queima de calorias.
Com músculos e articulações fortes, vai ganhar saúde para dar e vender.
Não se fique apenas pelo treino cardiovascular, por si só este tipo de treino não vai reduzir a percentagem de massa gorda.
9 – Mexa-se após o jantar
A falta de tempo é uma das principais desculpas para não praticar exercício físico, mas é uma questão que se resolve facilmente. O que vai fazer após o jantar? Sentar-se no sofá a ver televisão? Ir até ao café? Navegar na Internet?
Deitar-se na cama a ler um livro? E se rentabilizar-mos esse tempo livre para dar uma caminhada, inscrever-se numa aula de natação, fazer uma aula de pilates ou ioga com o apoio de um DVD?
Não precisa fazer estas actividades todas as noites, basta duas ou três vezes por semana para começar a sentir-se melhor.
10 – Seja paciente
Ainda que comece hoje mesmo a implementar cada uma destas dicas, certamente não vai emagrece de um dia para o outro.
É preciso ser paciente e dedicar-se diariamente a uma mudança de hábitos alimentares, para conseguir manter-se fiel à dieta.
Se desistir, nunca verá os seus concretizados.
Os resultados vão acabar por surgir. Força!
Bons treinos!