Não existem estudos que demonstrem qual a altura ideal do dia para treinar, no entanto, existem estudos que evidenciam que cada altura do dia interferem na maneira como nos sentimos e respondemos ao treino.
Isso sucede decorrente do nosso ritmo circadiano, que se gere pelo movimento de rotação da Terra e influencia diretamente funções metabólicas do nosso corpo tais como: temperatura corporal, pressão sanguínea, ritmo cardiaco e níveis hormonais.
Não há dúvida, que existem muitas vantagens em treinar de manhã. Uma delas é o fato das pessoas ficarem mais bem-humoradas ao longo do dia. Isso acontece porque, ao fazer exercício, o organismo liberta serotonina e outras substâncias responsáveis pelo bem-estar.
Consequentemente, tende a ficar mais enérgico e feliz.
Entretanto, é preciso ficar atento. Para realizar exercícios de manhã, é necessário não descurar os alongamentos, uma vez que os músculos e articulações tendem a endurecer. Desta forma, tenha em mente que precisará acordar mais cedo para preparar o corpo.
Além disso, é preciso que o pequeno almoço seja completo, leve e consumido, de preferência, uma hora antes dos exercícios.
Se acorda muito cedo para trabalhar, então, talvez os períodos posteriores sejam os mais oportunos.
Vantagens:
• Acorda o corpo, mobiliza desde cedo.
• Aproveita-se mais o dia.
• Acelera o metabolismo.
• Bom humor.
• Ajuda a regular o apetite.
• Maior concentração e foco.
• Mais fácil de definir uma rotina de treino.
• Facilita a regulação do sono, proporcionando um descanso mais calmo.
• Queima cerca de 20% de gordura acumulada, quando o treino é feito em jejum.
Desvantagens:
• Mais propenso a lesões, pois os músculos ainda estão “frios”.
Entenda o que acontece ao corpo quando treina à tarde
Embora seja um horário menos frequente, a tarde dispõe de várias vantagens para quem gosta de treinar. É nesta altura em que o corpo une todos os fatores que contribuem para o crescimento muscular: descanso, alimentação, temperatura e síntese metabólica.
Isso sucede porque no horário da tarde os níveis de cortisol e insulina ainda estão altos, elemento que garante a força necessária durante os treinos.
Por outro lado, ao final do dia, o nosso organismo atinge o ponto alto da temperatura corporal, sendo um excelente período para quem deseja fazer atividades que foquem na perda de peso.
A principal desvantagem da tarde é o tempo. Como a maioria das pessoas trabalha, fica difícil ir para o ginásio neste período. Uma opção é utilizar o horário de almoço para fazer exercício físico.
Tenha em atenção que a alimentação deve ser leve para evitar mal-estar e refluxo gástrico durante as atividades.
Saiba quando é indicado treinar à noite
Ao contrário da tarde, o horário da noite é um dos preferidos dos praticantes de atividade física. Para alguns, este período promove o relaxamento e o descanso do corpo, possibilitando uma noite de sono tranquila.
Entretanto, para outros indivíduos o treino pode causar insónias.
Se este é o seu caso, o ideal é treinar duas a três horas antes de dormir. Além disso, é sempre necessário efetuar exercícios de alongamento e respiração para descontrair o corpo.
O recomendado, portanto, é conhecer o próprio organismo. Se o exercício que efetua ao fim da tarde, atrapalha o seu sono, experimente treinar num outro horário. Por outro lado, se os exercícios o ajudam a relaxar, este pode ser uma excelente altura!
Uma das principais vantagens de treinar à noite é o tempo. De um modo geral, as pessoas têm mais tempo para se dedicarem às atividades físicas depois de um dia de trabalho. Isso é muito positivo, pois é preciso regularidade nos treinos para que os exercícios dêem resultado.
Simultaneamente, o período da noite é o menos recomendado quando o assunto é hipertrofia muscular, já que o corpo está se preparando para descansar. Ainda assim, tudo depende do seu organismo e da sua memória genética.
Se já é habitual praticar atividades no horário noturno, dificilmente isso prejudicará o seu rendimento.