Devemos “saltar” o pequeno almoço para perder peso?

“Não costumo tomar o pequeno almoço porque estou a fazer dieta”. No geral esta estratégia raramente funciona. Saltar o pequeno-almoço vai fazer com que o nosso organismo utilize o músculo como fonte de energia, para além disso vai baixar o metabolismo (kcal que o organismo queima em repouso) o que não facilita em nada a perda de peso.

O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia pois vai quebrar o jejum noturno, a falta de tempo é muitas vezes apontada como a principal razão para não tomar o pequeno-almoço, no entanto uma chávena de cereais com leite e uma peça de fruta, ou um iogurte líquido com uma torrada de pão de cereais não levam mais do que 10 minutos a preparar e a comer.

Um bom e nutritivo pequeno almoço deverá conter Proteínas (, hidratos de carbono complexos, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, que vão ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e deixar sem fome toda a manhã.

pequeno almoço para perder peso

Ao tomar o pequeno almoço irá aumentar os níveis de saciedade, evitando comer em demasiado ao longo do dia, isto é, se omitir-mos esta refeição vai implicar comer mais na refeição seguinte. Se está a tentar perder peso aconselha-se a diminuir as calorias ingeridas ao dia nas refeições, através de uma seleção correta dos alimentos. Diversos estudos demonstram que a maioria das pessoas que perderam peso, tomam o pequeno-almoço todos os dias. Adultos e crianças que tomam um pequeno-almoço saudável são mais eficientes durante o dia de trabalho e escolar, respectivamente, em comparação com aqueles que não o fazem.

Consequências de não tomar pequeno-almoço:

  • Diminuição da capacidade de concentração e aprendizagem;
  • Promoção do aparecimento de diabetes e obesidade;
  • Ingestão alimentar excessiva na refeição seguinte;
  • Dores de cabeça, indisposição e suores;
  • Hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue);
  • Debilidade física e atraso cognitivo;
  • Desmaios (em casos extremos).

Bons Treinos

Pequeno Almoço Para Perder Peso

Devemos “saltar” o pequeno almoço para perder peso?
4.6 (92.38%) 21 votos

Comentários

  1. Tatiana Soares || colocado em 27 Janeiro, 2015 ás 11:22

    Artigo muito bem elaborado

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *