Naqueles dias em que temos pouco treino para treinar, provavelmente o protocolo Tabata será uma opção bastante interessante! É um tipo de treino intervalado de alta intensidade, que pode queimar mais calorias do que uma corrida de 30 minutos.
O Protocolo tabata foi desenvolvido por Izumi Tabata e alguns colegas no departamento de fisiologia do Japão, o seu estudo foi realizado durante seis semanas, foram estudados os efeitos sobre a capacidade aeróbica e anaeróbica em 2 grupos de pessoas.
O primeiro grupo completou 8 sessões de 20 segundos sprints máximo seguidos por 10 segundos de descanso, totalizando 4 minutos.
O segundo grupo de completou treinos de 60 minutos de cardio em ritmo constante. Na conclusão do estudo, aqueles que realizaram o treino intervalado melhoraram tanto a capacidade aeróbica quando a anaeróbia.
Já o grupo 2 que treinou em ritmo constante só melhorou a capacidade aeróbica.
Realizar um treino é muito simples, depois de um aquecimento, basta fazer um treino de 8 sessões, cada sessão consiste em 20 segundos de intensidade máxima de exercícios funcionais, por exemplo burpees, seguidos por 10 segundos de descanso, a intensidade tem que ser máxima.
Quais os benefícios deste método de treino?
Assim como em qualquer treino intervalado de alta intensidade, estes treinos curtos e intensos aumentam os batimentos cardíacos para perto da frequência cardíaca máxima, proporcionando melhor capacidade atlética, melhora o metabolismo da glicose e auxilia na queima de gordura.
A maioria dos protocolos de treino intervalado permitem uma recuperação completa entre os intervalos, o que nem sempre é bom para a perda de gordura.
Os 10 segundos de recuperação do protocolo tabata não são suficientes para se recuperar do intervalo anterior, mas dura o tempo suficiente para que se possa realizar a próxima sessão com alta intensidade.
Vai aumentar o metabolismo e a frequência cardíaca instantaneamente. Como estamos a realizar exercícios com uma intensidade muito alta, o corpo terá de trabalhar muito mais, isso faz com que o coração bata mais rápido e o metabolismo aumente, não só durante o treino, mas também depois do treino.
Exemplo de treino TABATA:
20 minutos treino usando apenas o peso do corpo
20 seg treino / 10 seg recuperação – 4 min por exercício (20-10, 20-10, 20-10,20-10,20-10,20-10,20-10,20-10)
1- Air Squat
2- Push Up
3- Sit Up
4- Burpees
5- Montain Climbers
Bons Treinos!
Desconhecia.
Fui a uma primeira aula e fiquei apaixonado.