O agachamento é um padrão de movimento primitivo e fundamental no desenvolvimento do aparelho locomotor de qualquer ser humano. É o primeiro movimento que uma criança é capaz de executar com equilíbrio sem o auxílio das mãos.
É a primeira fase para o desenvolvimento do controle neuromuscular necessário para que a criança consiga sustentar o seu corpo em equilíbrio com os dois membros inferiores em extensão.
Por ter importante função nessa fase do desenvolvimento do aparelho locomotor, o movimento deveria ser executado com grande facilidade pela maioria da população, porém verificamos que o sedentarismo tem uma grande parcela de contribuição na modificação deste padrão primitivo.
Antes de aplicar o agachamento no seu treino de força é necessário analisar se possuímos a mobilidade e estabilidade articular necessárias para o trabalho com sobrecarga e quais as alterações a fazer no caso do sistema não estar pronto.
É um movimento mais técnico do que físico, limitações ao nível da mobilidade do quadril assim como na dorsi-flexão do tornozelo, causarão deficiências técnicas que comprometerão o exercício.
O agachamento é um exercício poliarticular, realizado em cadeia cinética fechada
Como o movimento completo do agachamento é composto por uma flexão do joelho e uma flexão de quadril, seguidas por uma extensão, temos 3 grupos musculares que são altamente ativados.
Até ao momento em que o joelho vai a 90º, temos uma ativação do quadríceps.
Após o joelho passar da linha de 90º, na parte excêntrica do movimento, teremos uma ativação mais acentuada dos isquiotibiais e dos glúteos.
Com apenas um único movimento conseguimos ativar e trabalhar os 3 maiores grupos musculares da parte inferior do corpo.
Logicamente só será possível caso o movimento seja bem executado. Quando existe um encurtamento da cadeia posterior, por exemplo, o quadril é projetado para frente, pois não existe flexibilidade para manter as curvaturas fisiológicas da coluna, o que vai provocar uma maior tensão na zona lombar ao invés do glúteo.
É um dos exercícios com maior gasto calórico, entre todos os realizados na musculação, desde que sua execução seja correta. Praticamente todos os programas de emagrecimento que tem resultados positivos incluem o agachamento e diversas variações dele nos treinos.
Quando se obtém o aumento da massa muscular nos glúteos, quadríceps e isquiotibiais, obtemos um aumento considerável do metabolismo basal, fundamental para quem quer emagrecer.
Faça agachamentos, mesmo que o objetivo não seja nem emagrecer nem obter aumento de massa muscular. É um exercício que melhora e muito a funcionalidade de qualquer pessoa, pois promove uma melhoria da flexibilidade e do equilíbrio e é um movimento natural do dia a dia, sentar e levantar por exemplo.
O agachamento é muito mais vantajoso que a leg press (prensa), pois o seu movimento é muito mais funcional. Se quer melhorar sua funcionalidade e garantir uma velhice mais ativa, comece agora a agachar!
10 Benefícios
1. Melhora a postura
porque trabalha grandes grupos musculares. Se adicionares carga sobre o tronco ou acima da cabeça, intensificas o trabalho da cintura, logo esses músculos tornar-se-ão mais fortes, resistentes e flexíveis.
2. Trabalha as zonas mais importantes do corpo: pernas, glúteos, abdominais, ancas, cintura, braços
Se tiveres pouco tempo para treinar no ginásio e efetuares agachamentos com o peso acima da cabeça, tens quase todo o corpo a ser estimulado.
Se tiveres umas pernas fortes não vais sobrecarregar tanto a coluna.
Se tiveres os glúteos em forma, proteges a zona lombar.
Como obriga a um trabalho intenso de cintura onde está o centro de gravidade, permite ter um core forte para evitar lesões e efectuar qualquer outro tipo de movimentos no dia-a-dia ou no ginásio.
3. Melhora o equilíbrio
Vai promover o fortalecimento dos músculos estabilizadores do corpo, que por sua vez vão permitir melhorar o equilíbrio corporal. Pode ser realizado em casa, sem qualquer material adicional.
4. Fortalece as coxas
Mesmo sem carga adicional, executado apenas com o peso do corpo, este movimento exercita com ênfase as zonas “críticas”.
Com carga extra, proporciona uma balança equilibrada: aumenta a intensidade do exercício e proporciona aumento de força, permitindo progredir ao longo do tempo e construir pernas e glúteos firmes.
5. Aumenta a capacidade física em geral
Caminhar com facilidade, levantar, sentar, subir escadas e o corpo acaba por realizar mais tarefas sem se cansar rapidamente.
6. Ajuda a ganhar músculo no corpo inteiro
Quando realizado correctamente, o agachamento é tão intenso que provoca a libertação de Testosterona e Hormona de Crescimento, vitais para a construção de massa muscular.
7. Ajuda a melhorar o desempenho desportivo
Saltar mais alto e correr mais rápido.
Para melhorares o teu desempenho e melhorar a capacidade de impulsão, faz agachamentos profundos. Os agachamentos com amplitude reduzida podem ser executados, mas não devem ser o único estímulo.
8. Aumenta a densidade mineral óssea
Reduzindo a probabilidade de contrair lesões.
9. Previne doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
10. Acelera o metabolismo e queima mais gordura.
Uma das formas mais eficientes de queimar gordura é precisamente ganhar mais músculo. Para cada quilo de músculo que ganhas, o organismo vai queimar entre 80 a 100 calorias extra por dia.
Ele deve ser realizado corretamente não só para minimizar os riscos de lesão (principalmente se estás a começar), mas também porque só assim vais conseguir ativar todos os músculos requisitados.
Ele vai ajudar-te a reduzir os riscos de contrair lesões e não o contrário. Os agachamentos podem ser realizados apenas com o peso do corpo sem carga adicional logo é um exercício que está ao alcance de qualquer pessoa, com ou sem preparação física.
O importante é começar a tentar e fazer um esforço para progredir.
Bons Treinos!
artigo sucinto e bem elaborado parabéns
Parabéns pelo artigo