Afinal pra que serve whey protein? Descubra agora! 1

Afinal pra que serve whey protein? Descubra agora!

Ao começarmos a mudar o nosso estilo de vida para algo mais saudável ou centrado em nosso bem-estar, com o passar do tempo nós tendemos a perceber que precisamos de uma ajudinha para melhorar os resultados, não é mesmo? Pensando nisso, o whey protein é uma ótima opção de suplemento para melhorar o seu desempenho nos treinos e aumentar o seu ganho de massa magra.

Contudo, devido a grande quantidade de tipos deste suplemento no mercado e características, nem sempre é fácil escolher o melhor para si, ou entender, em meio a tantas opiniões diferentes, para que serve, afinal este suplemento.

Quer saber mais sobre o whey protein, seus benefícios e principal objetivo? Vem com a gente!

O que é o whey protein e quais são os benefícios?

Antes de mais nada, o whey protein é um suplemento obtido da proteína do soro de leite, podendo ser o leite de cabra, ovelha ou vaca, e pode ser usado para complementar a sua alimentação ou para melhorar a sua capacidade de ganho de massa muscular. Com o uso do whey protein, você melhora o seu rendimento dos seus treinos e também a recuperação dos seus músculos após as atividades físicas.

Você pode encontrar o whey protein em farmácias, lojas especializadas ou até mesmo em hipermercados, na seção de dietéticos e cuidados com a saúde. A quantidade a ser usada quase sempre é discriminada na embalagem, ou ainda, pode ser passada a você por um educador físico ou nutricionista.

Esse suplemento apresenta diversos benefícios, como por exemplo:

  • Ótima quantidade de proteínas de alto valor biológico;
  • Propriedades antioxidantes;
  • Efeito de saciedade, ou seja, proporciona maior sensação de saciedade após a ingestão;
  • Ajuda no emagrecimento e no processo de eliminação de gordura corporal;
  • Aumenta a sua massa muscular, que é de longe o benefício mais buscado neste suplemento;
  • Diminui o catabolismo, ou seja, a queima de massa muscular;
  • Ajuda na saúde de dos ossos;
  • Previne o envelhecimento precoce.
whey protaina

Quais são as principais características do whey protein?

O whey protein é um suplemento de ótimo custo-benefício e com pouquíssimas contraindicações. Quando usado na quantidade indicada no rótulo ou por um nutricionista ou educador físico, raramente terá problemas com efeitos colaterais. 

Contudo, é importante saber tudo a respeito do suplemento, para verificar se é o mais indicado para você. Veja algumas das informações mais importantes a respeito do suplemento logo abaixo!

Quantidade: Quem está iniciando, deve sempre começar com doses menores, pois o gasto calórico e necessidade do corpo tende a ser menor. Contudo, atletas de alto desempenho e com um alto consumo calórico já podem aumentar essa dose diária. Entretanto, o ideal é verificar junto a um nutricionista ou educador físico a quantidade indicada para o seu caso.

Efeitos colaterais mais conhecidos: Alguns dos efeitos colaterais mais conhecidos do whey protein são a distensão abdominal, espinhas e sensação de inchaço. Contudo, estes efeitos não ocorrem com todas as pessoas e tendem a diminuir e desaparecer com a continuidade do uso. Caso eles persistam após o uso, é indicado procurar um médico para avaliar a sua saúde.

Indicação de uso: O whey protein tem uma vasta indicação de uso, até mesmo para idosos que querem prevenir a osteopenia, que é o enfraquecimento dos ossos. É indicado principalmente para quem quer ganhar mais massa magra e diminuir a queima da mesma, processo conhecido como catabolismo.

Preparo: O whey protein pode ser ingerido de muitas formas, o que o torna um dos suplementos mais versáteis do mercado. Você pode tomar o seu Whey Protein com água ou leite. Para obter um tempo de liberação maior, ou seja, ele melhora o seu efeito de saciedade e repara os músculos por mais tempo, ingira com leite, por exemplo. Para obter uma absorção mais rápida, ingira com água. 

Quando tomar e melhores horários: Dependendo das suas necessidades, pode ser antes ou depois do treino. No pós treino, é recomendado em até 40 minutos depois da finalização do treino, pois é o momento que o seu músculo precisa de mais nutrientes. Ao usar antes do treino, para ajudar a evitar a queima da massa muscular, é indicado ingerir entre 30 a 45 minutos antes das atividades, para ser uma fonte de carboidratos rápida.

Receitas: Uma dúvida frequente sobre o whey protein é se pode ser usado em receitas, e a verdade é que pode sim ser usado em diversos preparos do seu dia a dia, principalmente os suplementos que contêm sabor. Além de ajudarem a deixar sua alimentação mais saudável, diversifica o uso do suplemento, evitando que você enjoe com o tempo.

Uso geral e benefícios do Whey Protein

Depois de saber um pouco mais sobre o whey protein, o que é, como usar e as principais características do suplemento, você deve estar se perguntando para que serve, afinal, esse suplemento, não é?

Pois bem, de forma resumida, o whey protein é um suplemento com objetivo de fornecer uma grande quantidade de proteínas de alto valor biológico, ou seja, serve para disponibilizar ao seu organismo a quantidade de proteínas necessárias para os seus músculos crescerem com saúde e regenerá-los após os exercícios físicos. 

Além disso, o whey protein serve para a manutenção da saúde óssea em atletas e idosos, pois contém uma quantidade considerável de cálcio em sua composição.

Por apresentar, também, em sua composição alguns aminoácidos de extrema importância para a saúde, com o BCAA, serve também para manter o corpo bem nutrido e entregar ao organismo altas concentrações de um outro aminoácido importante, a leucina, responsável por parte dessa recuperação muscular.

Por isso, o whey protein serve muito mais para questões estéticas ou ganho de massa magra, mas também para melhorar a condição de saúde de muitas pessoas e contribuir para a sua melhora do desempenho nos treinos e em seus objetivos em geral, com a saúde e corpo.

Votos: 14 | Pontuação: 4.5

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.