Proteína Whey – Qual a melhor? 1

Proteína Whey – Qual a melhor?

Um grande número de estudos tem encontrado vários aspectos positivos na proteína do soro de leite a nível da saúde. Esta possui um elevado potencial de melhorar o sistema imunológico, pois ajuda na produção de glutationa, o mais poderoso antioxidante do nosso organismo, sendo também responsável pelo fabrico de anti-corpos.

A proteína whey também contribui para a produção de neurotransmissores, aumentando os níveis de serotonina no cérebro e promovendo o relaxamento. Ela é imprescindível para a produção de hormonas importantes, como a testosterona,a insulina e o estrogênio.

Esta proteína é especialmente eficaz no desenvolvimento muscular pois possui uma grande quantidade de BCAA, os principais aminoácidos responsáveis pela reparação e manutenção do tecido muscular.

Ela contém igualmente uma elevada quantidade de glutamina, que coopera na recuperação pós-treino.

Qual a melhor proteína whey?

Esta pergunta não pode ser respondida simplesmente indicando um suplemento de proteína da marca X ou Y. A verdade é que o “melhor produto” está dependente de vários fatores que devem ser considerados na hora da compra.

Perguntas que deve a si próprio: estou em fase de cutting (“secar”/perder peso) , bulking (“encher”/ganhar peso) ou normal?

Quando irei tomar este suplemento: de manhã, antes do treino ou depois do treino?

Tenho algum tipo de alergia aos componentes do leite?

Proteína Whey

Benefícios da proteína whey?

1 – Acelera a recuperação muscular

2 – Aumenta a perda de gordura e previne catabolismo

3 – Melhora desempenho e aumenta força

4 – Diminui “mau colesterol”

Como é possível observar, a proteína whey tem diversos benefícios para a prática desportiva e pode também ajudar a fortalecer a saúde cardiovascular. É por esta razão que inúmeros atletas de todo o mundo consomem esta proteína.

As proteínas dietéticas estão divididas em dois grupos: as proteínas completas, que possuem todos os aminoácidos essenciais nas quantidades exactas necessárias para o crescimento do corpo, e as proteínas incompletas, que têm falta de um ou mais aminoácidos essenciais.

A deficiência de algum aminoácido essencial pode prejudicar as funções metabólicas mais importantes, que são necessárias para a reparação e manutenção de todos os tecidos do corpo, incluindo o tecido muscular.

A proteína whey é uma proteína completa. De fato, esta é a melhor fonte de proteína que pode encontrar. A proteína whey é filtrada durante o processo de criação dos queijos.

COMO TOMAR WHEY

Se se encontra em fase de cutting, o melhor será optar por uma proteína sem hidratos de carbono e sem gordura (isolada ou hidrolisada). Se está em bulking, as quantidades desses macronutrientes passam a ser menos importantes.

Se vai tomar o seu whey de manhã, uma proteína concentrada ou isolada são suficientes para tirar o corpo do estado de catabolismo (perda de massa muscular).

Se tomar o seu whey antes do treino, opte pelo concentrado. Se tomar após do treino, as melhores opções são a proteína whey isolada ou hidrolisada.

Se tem alergia à lactose, pode tomar whey isolado ou hidrolisado, ambos sem esse componente.

Outro factor a ter em conta na escolha de um suplemento de proteína é o seu perfil de aminoácidos. Quanto maior a quantidade de aminoácidos essenciais que esta fornece, melhor, especialmente BCAAs e glutamina.

QUE QUANTIDADE DEVO TOMAR

Da mesma forma que o modo de utilização deve ser adequado ao seu plano alimentar, a dose também deve ser ajustada às suas necessidades e não deve generalizada a 1 scoop para toda a gente e em qualquer altura do dia.

A quantidade diária recomendada de proteína para atletas varia entre 1,2 a 2g de proteína/Kg. Como tal, a ingestão de 20-25g de proteína (~1 scoop) por refeição é vista como a quantidade mais interessante.

Todavia isso é válido para um indivíduo de 70Kg. Se for uma senhora de 55Kg ou um homem de 105Kg, isso pode mudar.

Concluindo, as opções são várias. O mercado está repleto de marcas e suplementos de proteína whey. A escolha é sua,mas tenha em conta estes factores.

 

5/5 (2 Reviews)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *