Anabolismo e Catabolismo – A diferença

Anabolismo e Catabolismo

Anabolismo e Catabolismo são estados diferentes que descrevem se o corpo está a construir ou a perder massa muscular. Quando está a tentar ganhar peso, deve maximizar o tempo em que o seu corpo fica no estado de aumento de massa magra (muscular) , de forma que os seus resultados sejam melhores. A alimentação, o treino e descanso influenciam diretamente neste processo.

Anabolismo e Catabolismo

CATABOLISMO

Catabolismo é o estado corporal que degenera a massa muscular. Sempre que treina, seja cárdio ou musculação, está a fadigar os tecidos musculares. Quanto mais longo e intenso for o seu treino, mais dano será causado a este tecido. Outros fatores podem contribuir para que o seu corpo fique em estado catabólico, como a má alimentação e a falta de descanso/horas de sono.

 

ANABOLISMO

Anabolismo é o estado em que o seu corpo “constrói” massa magra (muscular). Quando descansa, o seu corpo começa a reparar a massa muscular que foi danificada. Sendo assim, é durante o repouso, e não no exercício, que o seu corpo ganha tecido muscular.

Anabolismo e Catabolismo

COMO FICAR EM ESTADO ANABÓLICO POR MAIS TEMPO

Existem algumas técnicas para deixar o corpo em estado anabólico por um maior período de tempo, ajudando-o a “construir” massa muscular.

Alimentação – Alimentar-se bem é o principal. Tente sempre comer de 3 em 3 horas. Quando não come por um longo período de tempo, o seu corpo começa a usar o tecido muscular como fonte de energia (catabolismo). A melhor maneira de evitar que isto aconteça é comer várias vezes por dia, começando de manhã.

Nunca se esqueça do pequeno-almoço! Quando acorda, o seu corpo está já há muito tempo sem receber nutrientes, e certamente já entrou em catabolismo. Sendo assim, precisa de se alimentar rapidamente, a fim de entrar em estado anabólico o mais rápido possível.

Duração do treino – Controlar a duração do treino também é muito importante. Nunca treine mais de 90 minutos (o ideal é 60). Quanto mais treina, mais os seus músculos degeneram. Se quer ganhar massa muscular, precisa de saber que o treino é apenas um estímulo. A partir do momento que já conseguiu estimular os seus músculos para crescer, o resto do seu treino é um desperdício.

Descanso – Por fim, deve dar o devido repouso aos seus músculos para que estes se desenvolvam com maior eficácia. Procure dormir pelo menos 8 horas por dia, e divida o seu treino de forma inteligente, evitando que o seu corpo trabalhe os mesmos grupos musculares em dias seguidos. Lembre-se,não se “cresce” no ginásio, mas fora dele.

Anabolismo e Catabolismo

Anabolismo e Catabolismo – A diferença
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