Anabolismo e Catabolismo são estados diferentes que descrevem se o corpo está a construir ou a perder massa muscular.
Quando está a tentar ganhar peso, deve maximizar o tempo em que o seu corpo fica no estado de aumento de massa magra (muscular) , de forma que os seus resultados sejam melhores.
A alimentação, o treino e descanso influenciam diretamente neste processo.
CATABOLISMO
Catabolismo é o estado corporal que degenera a massa muscular. Sempre que treina, seja cárdio ou musculação, está a fadigar os tecidos musculares.
Quanto mais longo e intenso for o seu treino, mais dano será causado a este tecido. Outros fatores podem contribuir para que o seu corpo fique em estado catabólico, como a má alimentação e a falta de descanso/horas de sono.
ANABOLISMO
Anabolismo é o estado em que o seu corpo “constrói” massa magra (muscular). Quando descansa, o seu corpo começa a reparar a massa muscular que foi danificada.
Sendo assim, é durante o repouso, e não no exercício, que o seu corpo ganha tecido muscular.
COMO FICAR EM ESTADO ANABÓLICO POR MAIS TEMPO
Existem algumas técnicas para deixar o corpo em estado anabólico por um maior período de tempo, ajudando-o a “construir” massa muscular.
Alimentação
Alimentar-se bem é o principal. Tente sempre comer de 3 em 3 horas. Quando não come por um longo período de tempo, o seu corpo começa a usar o tecido muscular como fonte de energia (catabolismo).
A melhor maneira de evitar que isto aconteça é comer várias vezes por dia, começando de manhã.
Nunca se esqueça do pequeno-almoço! Quando acorda, o seu corpo está já há muito tempo sem receber nutrientes, e certamente já entrou em catabolismo.
Sendo assim, precisa de se alimentar rapidamente, a fim de entrar em estado anabólico o mais rápido possível.
Duração do treino
Controlar a duração do treino também é muito importante. Nunca treine mais de 90 minutos (o ideal é 60). Quanto mais treina, mais os seus músculos degeneram.
Se quer ganhar massa muscular, precisa de saber que o treino é apenas um estímulo.
A partir do momento que já conseguiu estimular os seus músculos para crescer, o resto do seu treino é um desperdício.
Descanso
Por fim, deve dar o devido repouso aos seus músculos para que estes se desenvolvam com maior eficácia.
Procure dormir pelo menos 8 horas por dia, e divida o seu treino de forma inteligente, evitando que o seu corpo trabalhe os mesmos grupos musculares em dias seguidos.
Lembre-se, não se “cresce” no ginásio, mas fora dele.