Metabolismo - Acelerar o metabolismo para emagrecer 1

Metabolismo – Acelerar o metabolismo para emagrecer

O metabolismo é o conjunto de processos através dos quais o organismo obtém e utiliza a energia necessária no dia a dia, ou seja, todas as atividades que garantem o normal funcionamento do nosso corpo gastam ou produzem energia, o metabolismo, de uma forma simples, é a soma de tudo isto.

A temática do metabolismo está na ordem do dia, sendo que frequentemente utilizado para justificar o ganho de peso. Expressões como” o meu metabolismo é muito lento, por isso não consigo emagrecer”ou”tenho problemas de tiróide e por isso o meu metabolismo é mais lento” são muitas vezes,utilizadas neste contexto.

Mas afinal o que é o metabolismo?

O metabolismo está relacionado com o gasto de energia que o nosso corpo tem ao longo do dia e consiste num conjunto de reacções químicas que ocorrem no organismo para transformar e utilizar a energia obtida através dos alimentos.

Uma das regras básicas a seguir num processo de perda de peso, é que o gasto energético diário associado a esse metabolismo, seja superior ás calorias ingeridas através da alimentação.

No entanto, a perda de peso não resulta apenas, e exactamente desta equação. As calorias não são todas iguais.

O metabolismo corporal é determinado, essencialmente, por 3 factores:

1- Taxa Metabólica Basal( TMB) ou metabolismo em repouso(60-70%)

indica a quantidade de calorias necessárias que temos de ingerir para manter as funções vitais, como a respiração, temperatura corporal, actividade cerebral e o batimento cardíaco em repouso.

A idade, o género, composição corporal, são alguns componentes que podem influenciar a TMB. Por exemplo,quanto maior a composição em massa muscular, maior é o metabolismo já que é um tecido metabolicamente activo,precisa de energia para se manter, ao invés do tecido adiposo.

Um individuo mais jovem,tem uma taxa metabólica superior a um individuo com mais idade.

2- Atividade física

desde os exercícios de baixa a alta intensidade, estes podem representar até 30% do total do gasto calórico diário. Para além de aumentar o gasto energético, promove o aumento da massa muscular.

3- Efeito Térmico dos Alimentos( ETA)

10% do total das calorias ingeridas são utilizadas para fazer a digestão. Um dos motivos pela qual,as refeições frequentes, num processo de perda de peso, fazem sentido.

Uma alimentação saudável e equilibrada, inclua os alimentos certos e bem distribuídos ao longo do dia, tem uma influência direta no ritmo do metabolismo.

Acelerar o metabolismo

Maneiras de acelerar o metabolismo para emagrecer

@ TOME SEMPRE O PEQUENO-ALMOÇO

É a refeição mais importante do dia. Uma das razões é porque fornece energia para enfrentar o dia e também acelera o corpo.

@ INGIRA MAIS VITAMINA D

A vitamina D é essencial para preservar o tecido muscular que acelera o metabolismo. Pode encontrar a dose diária recomendada (400 UI/dia) em peixes como salmão, atum, camarão, tofu, leite, cereais e ovos.

@ BEBA CAFÉ OU CHÁ

A cafeína estimula o sistema nervoso central e uma dose diária pode ativar o metabolismo entre 5 e 8%. E o chá é igual. Segundo um estudo japonês, esta bebida pode acelerar em 12%.

@ COMA INGREDIENTES PICANTES

Segundo uma pesquisa da Universidade da UCLA (EUA), uma alimentação com capsaicina, uma substância química encontrada em alimentos condimentados, como pimentas, duplica o gasto calórico várias horas após a ingestão.

@ BEBA MAIS ÁGUA

Beber 1,5 litros de água fria por dia pode ajudá-lo a queimar mais calorias. E porquê fria? Segundo estudos alemães, o trabalho que o corpo tem de realizar para aquecer a água ajuda a acelerar.

@ FAÇA CARDIO

De acordo com um estudo, o treino aeróbico pode fazer queimar quase 200 calorias 14 horas após a sessão.

Quer resultados ainda melhores? Aposte no HIIT!

Músculos

Quanto mais músculos tiver, mais calorias queimará, não importa o que estiver a fazer.

As células musculares requerem mais energia de manutenção do que as células de gordura, por isso, pessoas com mais músculo do que gordura tendem a ter um metabolismo mais acelerado.

À medida que envelhecemos, tendemos a ganhar gordura e perder músculo. Isso explica por que o seu metabolismo pode abrandar à medida que envelhece.

Em geral, os homens tendem a ter um metabolismo mais rápido, porque têm mais massa muscular, ossos mais pesados e menos gordura corporal do que as mulheres.

Os genes também desempenham um papel no tamanho do músculo e na capacidade individual de ganhar massa muscular, e ambos os fatores afetam o seu metabolismo.

 

5/5 (2 Reviews)

1 comentário em “Metabolismo – Acelerar o metabolismo para emagrecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *