Muitas pessoas, quando iniciam a sua aventura com actividade física, perguntam como ajustar a sua formação ao seu ritmo diário do dia.
A resposta a esta pergunta não é simples, porque muito depende das preferências individuais e do horário das tarefas diárias.
Informe-se sobre as vantagens da actividade física à noite ou de manhã cedo e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades.
Quando treinar ?
Em 2016, investigadores conduziram uma experiência científica num grupo de 42 homens, que dividiram em duas equipas. Os cientistas quiseram investigar se o tempo de treino tinha impacto no desenvolvimento da força e da massa muscular.
O grupo de controlo A realizou o treino de manhã cedo, entre as 6h30 e as 10h00, e o grupo B, à tarde, entre as 16h00 e as 20h00.
No final, a equipa da noite obteve melhores resultados, especialmente em termos de crescimento do tecido muscular.
Outro estudo de 2012 explica parcialmente porque é que o grupo de controlo B teve um melhor desempenho ao treinar exactamente da mesma maneira, mas num momento diferente.
Milan Sedliak e colegas quiseram testar o efeito do tempo de exercício sobre a fosforilação das proteínas que regulam a hipertrofia e o metabolismo do tecido muscular.
Após o final do estudo, foi realizada uma biópsia muscular nos grupos de controlo, após a qual se verificou que alguns dos sinais anabólicos eram mais elevados nos treinos ao final da tarde, o que acabou por se traduzir no desenvolvimento da massa muscular.
Benefícios do treino matinal
No mundo do desporto, haverá também defensores da actividade física matinal, o que, segundo muitos, é uma grande solução.
Permite começar o dia activamente, e além disso reduz o risco de que algo inesperado aconteça, o que não lhe permitirá fazer exercício calmamente à noite.
Alguns optam mesmo por fazer exercício de manhã com o estômago vazio, o que que queima ainda mais calorias do que o habitual.
No entanto, é preciso lembrar que, independentemente do tempo de treino, o mais importante é a regularidade e o empenho nos exercícios realizados.
Só graças a isto é que se podem obter resultados satisfatórios. Além disso, vale a pena preparar-se adequadamente para a actividade física.
Adorei o post, muito bem escrito.