Métodos de treino para running

O running é um desporto inato e adaptado a todos os níveis, é um desporto de resistência que cada atleta pode praticar ao seu próprio ritmo. O programa de treino do running envolve um grande leque de opções podendo compreender diversos métodos de trabalho. A escolha deve ter em consideração o nível do atleta, os seus objetivos, a fase de treino e os locais disponíveis para treinar. No entanto, para evoluir neste desporto, é preciso habituar o organismo a esforços mais longos ou mais elevados. Nesta matéria vou apresentar os métodos de treino mais utilizados na corrida.

Métodos de treino para running

Os principais métodos são:

Métodos De Treino Para Running Corrida contínua a ritmo lento

Este tipo de corrida é importante para desenvolver a resistência de base. O ritmo ideal deve permitir falar sem dificuldades, mesmo que por vezes tenha de correr mais depressa. Frequência cardíaca ideal: entre 65-75% da FC máx.

 

Métodos De Treino Para Running Corrida continua a ritmo médio

Neste método deve-se utilizar um ritmo dinâmico para ficar cansado mas sem chegar à exaustão. Pode continuar a falar com o seu parceiro de corrida, mas agora com alguma dificuldade. Frequência cardíaca ideal: 75-85% FC máx.

 

Métodos De Treino Para Running Corrida continua a ritmo forte

Este tipo de corrida é claramente mais dura. A sua respiração deve ser perfeitamente audível. Frequência cardíaca ideal: 85-90% FC máx.

 

Métodos De Treino Para Running Sessão a ritmo de competição

Um tipo de treino duro, indicado principalmente a corredores que competem. É necessário manter um ritmo alto durante um treino longo, para habituar o corpo a este tipo de competição. Frequência cardíaca ideal:  acima dos 90% FC máx.

Métodos de treino para running

Métodos De Treino Para Running Intervalado

Realizam-se alterações regulares de ritmo pela seguinte ordem: rápido, lento, rápido, lento. Estas alterações bruscas da intensidade são ótimas para o sistema cardiovascular. As fases lentas são igualmente importantes como as fases rápidas. Devem ser curtas para que o corpo não tenha tempo para uma recuperação total. Isto torna o treino mais difícil.

 

Métodos De Treino Para Running Fartlek

Esta forma de treino pode ser realizado consoante a sua vontade, vá alternando entre caminhada, trote e sprints. Aqui tudo é permitido e pode alterar o ritmo como lhe apetecer.

 

Métodos De Treino Para Running Rodagem de recuperação

Uma rodagem longa, quase em câmara lenta. Relaxa os músculos e ativa a circulação. Não é um treino propriamente dito.  Frequência cardíaca ideal: 50-65% FC máx.

Bons treinos!

Métodos de treino para running
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