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A importância dos alongamentos após o exercício físico

Quando está concentrado em chegar ao ginásio ou em fazer-se à estrada para uma corrida, por vezes a última coisa que lhe vem à cabeça são os alongamentos.

Tudo o que quer fazer é sentir a queimadura e fortalecer o seu corpo sem que nada se interponha no caminho, mas a melhor coisa que pode fazer pela sua saúde antes de se exercitar é esculpir alguns minutos para se esticar.

É necessário um bom arrefecimento e isto incluiria diferentes tipos de alongamentos.

Tirar tempo para se esticar antes e depois dos treinos tem benefícios incríveis tanto para o seu regime de exercício como para o seu corpo.

Para saber quais são essas vantagens, continue a ler.

É melhor esticar antes ou depois de um treino?

Apesar de o alongamento estático ter os seus benefícios, tais como uma melhor postura e flexibilidade, o melhor momento para realizar este tipo de alongamento é na conclusão de um treino durante a fase de arrefecimento, uma vez que é melhor esticar os músculos quando estão correctamente aquecidos, e deste modo mais flexíveis.

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alongamentos

As principais razões pelas quais não se deve saltar o alongamento após o exercício:

  • O alongamento melhora a função do coração – o exercício faz o seu sangue fluir, o que proporciona vários benefícios importantes para a saúde. É igualmente importante, no entanto, fazer com que o seu ritmo cardíaco volte a um nível normal após o término do exercício. O alongamento correcto ajudará o seu coração a regressar a um ritmo normal de uma forma saudável. O alongamento reduz o ácido láctico
  • O corpo produz ácido láctico sempre que se exercita, o que contribui para músculos doridos e doloridos. O alongamento pode ajudar a reduzir a acumulação de ácido láctico em todo o corpo. Também relaxa os músculos tensos.
  • Reparação Muscular Imediata – a melhor circulação do sangue que ocorre através do alongamento permite aos músculos relaxar e receber este oxigénio para reparar de imediato. À medida que o ritmo cardíaco diminui após o exercício, dá-se tempo ao corpo para receber efectivamente o fluxo sanguíneo, o que inicia o processo de recuperação muito mais rapidamente do que se simplesmente parasse sem se esticar.
  • Limites de Alongamento Músculos e Esforço Articular – o alongamento da forma correcta pode limitar a tensão nos músculos e articulações. Ajudará os seus músculos a manterem-se flexíveis e tonificados. Isto acabará por reduzir a possibilidade de lesões após o exercício.
  • Esfrie o seu corpo – a melhoria da circulação significa um ritmo cardíaco mais baixo, voltando gradualmente a um ritmo de repouso. Traz o seu corpo de volta ao equilíbrio a um ritmo lento com alongamentos, o que oferece ao seu corpo e mente uma sensação de paciência, atenção e relaxamento após o treino.

O alongamento após o exercício pode ajudar a manter os seus músculos e articulações em excelentes condições. É importante encontrar um fisioterapeuta qualificado que lhe possa ensinar uma variedade de alongamentos.

Se estiver a debater-se com dores musculares e nas articulações causadas pela falta de alongamentos, também pode ajudar a visitar um fisioterapeuta.

Os alongamentos ensinados por um fisioterapeuta podem aumentar a sua flexibilidade, reduzir lesões, e podem até melhorar o seu desempenho atlético.

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O alongamento pode aliviar o stress

Está a sentir mais stress do que o normal? Esticar regularmente – especialmente quando combinado com exercícios de respiração profunda e de consciência – é uma óptima forma de aliviar o stress mental e até reduzir os sinais e sintomas de depressão e ansiedade.

O benefício de alongar para aliviar o stress é que o pode fazer a qualquer hora do dia, mesmo que não esteja a fazer exercício!

Tente fazer alongamentos quando acordar, antes de começar o seu dia, e veja a diferença que isso faz.

Agora tem todos os motivos para se esticar no início, no meio e mesmo no fim dos treinos – por isso, vá em frente e faça alongamentos. O seu corpo vai agradecer-lhe!

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