Quando está concentrado em chegar ao ginásio ou em fazer-se à estrada para uma corrida, por vezes a última coisa que lhe vem à cabeça são os alongamentos.
Tudo o que quer fazer é sentir a queimadura e fortalecer o seu corpo sem que nada se interponha no caminho, mas a melhor coisa que pode fazer pela sua saúde antes de se exercitar é esculpir alguns minutos para se esticar.
É necessário um bom arrefecimento e isto incluiria diferentes tipos de alongamentos.
Tirar tempo para se esticar antes e depois dos treinos tem benefícios incríveis tanto para o seu regime de exercício como para o seu corpo.
Para saber quais são essas vantagens, continue a ler.
É melhor esticar antes ou depois de um treino?
Apesar de o alongamento estático ter os seus benefícios, tais como uma melhor postura e flexibilidade, o melhor momento para realizar este tipo de alongamento é na conclusão de um treino durante a fase de arrefecimento, uma vez que é melhor esticar os músculos quando estão correctamente aquecidos, e deste modo mais flexíveis.
As principais razões pelas quais não se deve saltar o alongamento após o exercício:
- O alongamento melhora a função do coração – o exercício faz o seu sangue fluir, o que proporciona vários benefícios importantes para a saúde. É igualmente importante, no entanto, fazer com que o seu ritmo cardíaco volte a um nível normal após o término do exercício. O alongamento correcto ajudará o seu coração a regressar a um ritmo normal de uma forma saudável. O alongamento reduz o ácido láctico
- O corpo produz ácido láctico sempre que se exercita, o que contribui para músculos doridos e doloridos. O alongamento pode ajudar a reduzir a acumulação de ácido láctico em todo o corpo. Também relaxa os músculos tensos.
- Reparação Muscular Imediata – a melhor circulação do sangue que ocorre através do alongamento permite aos músculos relaxar e receber este oxigénio para reparar de imediato. À medida que o ritmo cardíaco diminui após o exercício, dá-se tempo ao corpo para receber efectivamente o fluxo sanguíneo, o que inicia o processo de recuperação muito mais rapidamente do que se simplesmente parasse sem se esticar.
- Limites de Alongamento Músculos e Esforço Articular – o alongamento da forma correcta pode limitar a tensão nos músculos e articulações. Ajudará os seus músculos a manterem-se flexíveis e tonificados. Isto acabará por reduzir a possibilidade de lesões após o exercício.
- Esfrie o seu corpo – a melhoria da circulação significa um ritmo cardíaco mais baixo, voltando gradualmente a um ritmo de repouso. Traz o seu corpo de volta ao equilíbrio a um ritmo lento com alongamentos, o que oferece ao seu corpo e mente uma sensação de paciência, atenção e relaxamento após o treino.
O alongamento após o exercício pode ajudar a manter os seus músculos e articulações em excelentes condições. É importante encontrar um fisioterapeuta qualificado que lhe possa ensinar uma variedade de alongamentos.
Se estiver a debater-se com dores musculares e nas articulações causadas pela falta de alongamentos, também pode ajudar a visitar um fisioterapeuta.
Os alongamentos ensinados por um fisioterapeuta podem aumentar a sua flexibilidade, reduzir lesões, e podem até melhorar o seu desempenho atlético.
O alongamento pode aliviar o stress
Está a sentir mais stress do que o normal? Esticar regularmente – especialmente quando combinado com exercícios de respiração profunda e de consciência – é uma óptima forma de aliviar o stress mental e até reduzir os sinais e sintomas de depressão e ansiedade.
O benefício de alongar para aliviar o stress é que o pode fazer a qualquer hora do dia, mesmo que não esteja a fazer exercício!
Tente fazer alongamentos quando acordar, antes de começar o seu dia, e veja a diferença que isso faz.
Agora tem todos os motivos para se esticar no início, no meio e mesmo no fim dos treinos – por isso, vá em frente e faça alongamentos. O seu corpo vai agradecer-lhe!
No final de cada treino faço sempre alongamentos.
Aquecer e alongar em cada treino muito importante.