A gravidez é uma jornada emocionante e também emocional. Depois de engravidar, muitas mulheres ficam curiosas para saber quando farão o parto. Se você também é daquelas que quer fazer uma estimativa de quando vai dar à luz, este guia é uma leitura obrigatória para você.
Quer saber por quê? Bem, vamos revelar alguns métodos úteis para calcular as datas de vencimento. Ao final deste post, você terá algumas soluções práticas para fazer uma estimativa precisa dos dias restantes de sua gravidez. Então venha conhecer diferentes formas de saber a data estimada de entrega.
Por Que Você Deve Calcular A Data De Vencimento Da Gravidez?
Calcular datas de vencimento é mais do que apenas uma questão de curiosidade. Uma estimativa precisa dos dias restantes pode ajudá-lo de diferentes maneiras.
Aqui estão algumas razões sólidas que destacam a importância deste cálculo essencial:
Ajuda Você A Planejar Sua Entrega
A primeira coisa que o cálculo da data de nascimento ajuda é ter uma ideia de quando seu bebê deverá chegar. Estar ciente da possível data de nascimento ajuda você a se preparar mentalmente. Além disso, permite organizar a licença maternidade em conformidade. Além disso, saber a EDD (data prevista de parto) deixa você livre de estresse, o que é essencial para você e para a saúde do seu bebê. Além disso, permite que você tome as providências essenciais antes da data de entrega.
Ajuda Você A Garantir O Cuidado Adequado
A gravidez não envolve apenas alimentação saudável e ingestão de vitaminas. Além de todas essas coisas, você deve garantir exames médicos oportunos. Quando você sabe a data do parto, fica mais fácil para você agendar a próxima consulta com seu médico. Junto com isso, você terá uma ideia sobre em que fase da gravidez você precisa fazer um determinado exame médico. Tomar decisões informadas sobre sua gravidez permite que você obtenha os melhores cuidados possíveis.
Ajuda A Identificar Complicações
Certas complicações da gravidez geralmente estão associadas a uma fase específica. Por exemplo, constatou-se que mais de 80% dos abortos espontâneos ocorrem durante o primeiro trimestre. Da mesma forma, uma mulher grávida tem maior probabilidade de apresentar diabetes gestacional no segundo trimestre. O cálculo da data de vencimento não só permite saber quantos dias faltam para a gravidez, mas também fornece informações sobre as semanas em que você esteve grávida. Isso ajuda você a saber se passou semanas arriscadas ou não.
Maneiras De Calcular A Data De Vencimento Da Gravidez
Agora, vamos ao ponto principal: como calcular a data de vencimento da gravidez. Bem, existem vários métodos nesse sentido. Alguns são manuais, enquanto outros são automatizados. Vamos examinar todos eles um por um e aprender como funcionam.
Método Da Data De Concepção
Esta técnica de cálculo da data de vencimento envolve usar a data da concepção como o primeiro dia de gravidez e contar com 36 semanas de antecedência. Por exemplo, suponhamos que você conceba hoje; sua data prevista de entrega será o último dia da 36ª semana a partir de hoje. No entanto, lembre-se, o nível de precisão deste método é muito inferior ao dos outros métodos.
Isso ocorre porque é muito difícil dizer com 100% de precisão quando você concebe exatamente. A concepção ocorre durante a ovulação e você não pode determinar a data exata em que ovula. Portanto, esse método de estimativa pode fornecer apenas uma estimativa aproximada, e não as datas mais próximas possíveis. É por isso que você deve optar por outras técnicas precisas, mencionadas a seguir.
Usando um Calculadora de gravidez
Uma opção confiável para calcular a data de vencimento é usar um método confiável calculadora de gravidez. Quer saber por que vale a pena confiar nesse método? Bem, a maioria das calculadoras eficientes usa o método DUM (último ciclo menstrual) para estimar a possível data do parto. Como o método LMP é amplamente confiável e tem sido usado há décadas, a utilização de uma ferramenta que utilize essa técnica também é confiável.
É baseado na data de início da sua última menstruação. A maioria das mulheres cuida de seus ciclos menstruais e muitas vezes sabe quando a menstruação começa. Portanto, a precisão deste método é maior que a anterior. Tudo o que você precisa fazer é acessar uma calculadora de idade gestacional confiável, inserir a data de início da sua última menstruação e deixar a ferramenta encontrar as datas de vencimento. A ferramenta fornece informações abrangentes sobre quantas semanas, dias e até horas faltam para o parto.
Ultrassonografia
O teste definitivo para saber os dias restantes de gravidez é fazer um ultrassonografia. Por ser um método de teste médico, sua precisão é muito superior à de ambas as técnicas mencionadas acima. No entanto, isso não significa que os métodos discutidos anteriormente sejam inúteis. Em vez disso, eles podem fornecer uma estimativa rápida e aproximada para satisfazer sua curiosidade.
As varreduras ultrassônicas são mais úteis para mulheres com períodos irregulares. Isso ocorre porque é muito difícil saber a data de início da última menstruação ou a data da concepção durante um ciclo menstrual incomum. Portanto, a solução melhor e mais inteligente é consultar o seu médico e pedir-lhe que faça um exame de ultrassom para informar as datas de vencimento mais precisas. Os profissionais médicos fornecem sugestões precisas sobre os dias restantes da gravidez com base no crescimento fetal.
Resumindo
Resumindo, calcular as datas do parto permite que você cuide melhor de si e do bebê. Além disso, permite que você esteja bem preparado para o parto, tanto mental quanto financeiramente. É por isso que é essencial que toda mulher grávida acompanhe os dias restantes da gravidez.
Para um cálculo rápido e aproximado, eles podem usar um calculadora de gravidez ou confiar no método de concepção. No entanto, para um cálculo preciso das datas de vencimento, são necessárias ultrassonografias. Portanto, além de utilizar os métodos gerais, é aconselhável uma abordagem mais profissional e fazer um exame de ultrassom.