Todos os dias, um individuo adulto, precisa repor cerca de dois litros de líquidos para equilibrar as perdas do corpo em geral, não tendo ainda em consideração a perda de suor durante o treino desportivo. Conseguimos assim imaginar o consumo de líquidos necessário durante um esforço intenso, para manter uma boa nutrição desportiva.
A produção de suor ajuda a reduzir a temperatura corporal quando o corpo aquece devido à atividade física. A quantidade de suor produzida pode variar entre indivíduos, e aumenta com um maior esforço e em ambiente Consumo de Líquidoses mais quentes e húmidos.
As perdas de fluidos corporais podem levar a problemas de saúde se não forem repostos. Numa situação de desidratação, há uma redução gradual no desempenho físico e mental. O consumo de líquidos e bebidas são importantes para as estratégias de desporto em competição, desta forma realiza-se um plano organizado de ingestão de líquidos durante o dia.
Estratégias para reposição de líquidos:
- Consumo de líquidos em todas as refeições e não se esqueça que a água é uma excelente escolha para uma bebida.
- Tenha um especial cuidado quando o tempo estiver quente e húmido, terá que reforçar os líquidos que ingere.
- Mantenha perto de si durante o dia, uma garrafa de água, assim pode beber onde quer que esteja.
- Hidrate-se adequadamente após o treino, pois vai continuar a perder líquidos durante a fase de recuperação, através das perdas de urina e suor. Precisa beber cerca de 1,5 vezes o valor perdido, durante as próximas 2 horas para conseguir uma ótima hidratação.
- Durante o treino , deve ter noção das perdas pelo suor, para posteriormente substitui-las. Pesar-se antes e depois do treino, vai servir para medir as perdas de fluido, sendo que 1 kg de peso perdido equivale a 1 litro de líquido.
- Tente diminuir para o mínimo as perdas de fluidos a cada vez que praticar desporto, bebendo tão frequentemente como conseguir.
Em competição
- O mais importante durante uma prova é a ingestão de líquidos, preferencialmente ingerindo líquidos durante todo o dia, para não existir muita pressão para beber grandes volumes de líquido durante uma competição. Existe uma redução gradual no desempenho à medida que aumenta o grau de desidratação.
- Tente consumir água em todas as oportunidades possíveis, quando há interrupções na competição.
- Tenha a sua própria garrafa de água e controle os líquidos que ingere.
- Beba líquidos enquanto se sentir confortável, pode provocar problemas no estômago se beber em excesso.
- Em provas com duração superior a 1 hora, pode obter benefícios nutricionais em consumir hidratos de carbono com a sua bebida.
- Manter os líquidos frescos pode incentivar um maior consumo.