Benefícios da atividade física para a saúde mental 1

Benefícios da atividade física para a saúde mental

Há muitos benefícios associados à prática constante da atividade física para a saúde mental e também física.

Na verdade, a realização acontece quando encontramos o equilíbrio perfeito entre a saúde da mente e do corpo. 

1. Diminui o stresse

Nenhum de nós tem interesse em viver uma vida stressante.

Todos nós precisamos reduzir o stresse obtido ao longo da semana com compromissos, projetos no emprego, expedientes longos, e desentendimentos para funcionar melhor na semana seguinte. 

Contudo, quando o cortisol (a famosa hormona do stress) sofre alterações, as consequências são péssimas para o organismo. O seu aumento causa dificuldade na aprendizagem, diminuição do apetite, aumento de peso, lapsos de memória, entre outros. 

O cortisol baixo também é um problema, pois resulta em cansaço, fraqueza, desejo súbito de comer doces (o que contribui para uma alimentação nada saudável) e depressão. 

Para além de reduzir os níveis de cortisol, a atividade física relaxa o corpo e a mente.

Práticas como pilates e yoga, são ótimas opções para nos ajudar a verificar o fluxo de pensamentos, limpar a mente de problemas, os quais não conseguimos resolver e incidir no presente.

2. Melhora a qualidade do sono

Tem dificuldade em adormecer? 

A atividade física melhora a qualidade do sono, diminuindo a insónia e auxiliando a estabelecer uma rotina de sono. Por mais que você não goste de ter hábitos pré-estabelecidos, para prevenir distúrbios do sono é essencial definir horários fixos.

Assim, o seu corpo irá se acostumar a adormecer todas as noites à mesma hora.  

A privação do sono interfere muito com o nosso humor. Por conseguinte, quando dormimos pouco, parece que mal conseguimos funcionar no dia seguinte e tudo é motivo para ficarmos irritados.

Pouco sono provoca exaustão, alterações hormonais, aumento de peso, stresse, sonolência, desordem mental, dor muscular, e mais consequências prejudiciais.

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3. Equilibra a produção de hormonas

A atividade física para saúde mental age diretamente na produção de hormonas da felicidade, as quais continuam a ser estudadas e debatidas. 

O neurotransmissor mais conhecido por nos dar alegria e influenciar as nossas emoções de forma positiva é a serotonina.

Alguns de seus benéficos são alívio dos sintomas da TPM, a diminuição do stresse, redução de dores de cabeça e enxaquecas, promoção da saciedade, reforço do bem-estar e favorecimento do relaxamento.

Já a dopamina trabalha na regulação do humor e do stresse, controle das funções motoras, exercício da memória, melhora da concentração e do apetite.

Por último, a endorfina regula funções do sistema nervoso, também garantindo o relaxamento e a reação do corpo à tensão. 

Uma vida menos stressante representa melhor qualidade de vida, menos tristeza e desânimo, maus pensamentos.

Este estado de felicidade quase constante pode ser conseguido com a inserção da atividade física em nossas vidas. 

4. Aumenta a disposição no dia a dia

Endorfina – a sua produção ativa mensagens de relaxamento e bem-estar para todo corpo.

Ela também contribui para a elevação da autoestima, que, por conseguinte, reforça a nossa motivação para concluir tarefas e perseguir metas. Por outras palavras, a disposição ocorre com o aumento desta hormona. 

Com a prática diária de exercício físico, conservamos a nossa disposição sempre constante e, deste modo, o cansaço desaparece.

Conseguimos realizar bem mais do que estávamos habituados. 

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5. Previne diversas doenças 

Algumas horas de atividade física por semana são capazes de reduzir níveis elevados de colesterol e de açúcar no sangue.

Também diminui a chance de incidência de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, dores musculares, cancro e transtornos mentais. 

Mexer o corpo garante a circulação do sangue, melhora a postura corporal, regula os batimentos cardíacos, fortalecimento de músculos, combate a obesidade e o excesso de peso.

Todos esses fatores interferem também com a nossa saúde mental, pois, como você já aprendeu neste artigo, o corpo e a mente estão estreitamente ligados e precisam permanecer em equilíbrio. 

São inúmeros os benefícios que, à primeira vista, podem não conquistar a pessoa sedentária.

Os resultados dos exames podem não alterar nos primeiros meses de atividade ou exercício físico. Isso porque esses benefícios atuam ao longo dos anos, permitindo uma maior esperança de vida. 

Uma mentalidade imediatista neste caso é prejudicial, porque pode deixar-nos cegos ao que é efetivamente importante para a nossa saúde. 

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