Atividade Física e osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, refletindo-se na diminuição acentuada da densidade mineral óssea e sua resistência. A massa óssea diminui consideravelmente e os ossos tornam-se ocos, finos e de extrema sensibilidade, estando mais susceptíveis a fraturas.

osteoporose

A osteoporose é um processo normal do envelhecimento e é mais comum em mulheres do que em homens. Pode-se desenvolver durante anos sem qualquer sintoma, habitualmente o diagnóstico surge na presença da primeira fratura.

A prevenção da osteoporose é a melhor solução, através da ingestão de cálcio e vitamina D, bem como a prática de exercício físico para proteção do tecido ósseo. No caso da patologia já se encontrar instalada, o  tratamento compreende suplementação de cálcio, caso exista défice deste micronutriente na alimentação do paciente. No entanto, a deposição deste no tecido ósseo depende das contrações musculares, pois são estas as responsáveis pelo aumento da resistência óssea.

O exercício mais indicado para diminuir a incapacidade muscular e as suas consequências na terceira idade é a musculação, pois aumenta a força muscular, preserva os tecidos musculares e previne e auxilia no tratamento da osteoporose. A preservação óssea é fomentada pelas atividades físicas que utilizam a potência muscular, exercendo força sobre o esqueleto acima das quantidades normais.

Osteoporose

A American College of Sports Medicine recomenda atividade física aeróbia que envolva o suporte do peso corporal (subir e descer escadas, marcha), atividades de resistência que englobem o levantamento de pesos, com frequência 3-5 vezes por semana, intensidade moderada (60 a 80% de 1 RM, 8-12 repetições) e duração média de 30 a 60 minutos. Em indivíduos que não tolerem as atividades com peso de corporal iniciar por atividades aeróbias em meio aquático.

Bons treinos!

Osteoporose

Atividade Física e osteoporose
4.8 (95%) 28 votos

2 Comentários

  1. Bárbara Sousa || colocado em 27 Janeiro, 2015 ás 11:17

    Gostei bastante deste artigo! recomendo a visita dp artigo sobre Perder peso e emagrecimento

  2. Pingback: Ipriflavona - utilizado para a osteoporose - Portal de Tratamento Natural

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *