A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, refletindo-se na diminuição acentuada da densidade mineral óssea e sua resistência.
A massa óssea diminui consideravelmente e os ossos tornam-se ocos, finos e de extrema sensibilidade, estando mais susceptíveis a fraturas.
A osteoporose é um processo normal do envelhecimento e é mais comum em mulheres do que em homens.
Pode-se desenvolver durante anos sem qualquer sintoma, habitualmente o diagnóstico surge na presença da primeira fratura.
A prevenção da osteoporose é a melhor solução, através da ingestão de cálcio e vitamina D, bem como a prática de exercício físico para proteção do tecido ósseo.
No caso da patologia já se encontrar instalada, o tratamento compreende suplementação de cálcio, caso exista défice deste micronutriente na alimentação do paciente.
No entanto, a deposição deste no tecido ósseo depende das contrações musculares, pois são estas as responsáveis pelo aumento da resistência óssea.
O exercício mais indicado para diminuir a incapacidade muscular e as suas consequências na terceira idade é a musculação, pois aumenta a força muscular, preserva os tecidos musculares e previne e auxilia no tratamento da osteoporose.
A preservação óssea é fomentada pelas atividades físicas que utilizam a potência muscular, exercendo força sobre o esqueleto acima das quantidades normais.
A American College of Sports Medicine recomenda atividade física aeróbia que envolva o suporte do peso corporal (subir e descer escadas, marcha), atividades de resistência que englobem o levantamento de pesos, com frequência 3-5 vezes por semana, intensidade moderada (60 a 80% de 1 RM, 8-12 repetições) e duração média de 30 a 60 minutos.
Em indivíduos que não tolerem as atividades com peso de corporal iniciar por atividades aeróbias em meio aquático.
Bons treinos!
Gostei bastante deste artigo! recomendo a visita dp artigo sobre Perder peso e emagrecimento