Enquanto o arroz integral recebe toda a glória por ter baixo índice glicêmico, mais nutrientes e fibras, o arroz branco automaticamente recebe toda a fama negativa e acaba por ser considerado como um alimento mau para se incluir em uma dieta.
Mas será que o arroz branco merece todo esse “ódio”?
Arroz Branco vs Arroz Integral
O problema dos assuntos deste tipo é que tudo na musculação tende a cair sobre uma linha de pensamento extremista, no estilo de “oito ou oitenta”. Se algo é bom, o seu “oposto” ou outros tipos devem ser horríveis.
O arroz integral realmente possui um índice glicémico menor, mais nutrientes e fibras que o arroz branco, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que a diferença não é tão significativa, e se não depende unicamente do arroz como fonte de hidratos de carbono.
Ou não é um fisiculturista em fase de competição onde os detalhes minúsculos podem fazer a diferença, usar um ou outro pode simplesmente não fazer uma diferença significativa, considerando a dieta como um todo.
O arroz branco é basicamente o integral “sem casca”, onde alguns nutrientes e fibras são perdidos durante o processamento.
O arroz branco possui os mesmos nutrientes, mas em menor quantidade.
E quanto ao índice glicêmico – o principal motivo do integral ser escolhido – a diferença não é assim tão grande.
Enquanto o integral possui um índice glicêmico estimado de 22 (em uma escala que vai até 250), o arroz branco possui 29.
A diferença diminui ainda mais se consumir arroz apenas em uma ou duas refeições por dia , em conjunto com proteína e vegetais, fazendo com que a digestão seja lenta.