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Os treinos online explodem em época de pandemia

O isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus fez muitas pessoas deixarem de ir aos parques, aos ginásios para se exercitar, pelo menos num primeiro momento.

Ginásios com restrições de funcionamento, pessoas confinadas em casa, medo de sair para a rua…

E, mesmo assim, a necessidade de praticar exercícios permanece. Este contexto ocasionado pela pandemia de Covid 19 parece ter motivado bastante o ranking mundial de tendências fitness para 2021.

Mais do que os directos, os treinos gravados em vídeo — das mais diversas actividades e para todas as idades — ganharam expressividade e caíram no gosto popular.

Com o passar do tempo, no entanto, muita gente encontrou formas alternativas de praticar desporto, ainda que em casa.

Uma prova disso foi a explosão nas venda de artigos como colchões, cordas e halteres durante o isolamento.

Um segundo indício foi o crescimento considerável no acesso de aplicações 22Bet é legal em Portugal , além do lançamento de outras plataformas de exercícios online.

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Não fique parado

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a importância da prática regular de actividade física e a recomenda. As directrizes do órgão baseiam-se em evidências científicas.

Entre os benefícios de ser activo estão a prevenção de doenças crónicas, a melhora da cognição e o bem-estar mental.

Todo movimento conta: desde caminhar para ir ao mercado até aos exercícios físicos programados ou uma simples aula de ginástica.

Todas as pessoas entendem que praticar exercícios físicos pode trazer diversos benefícios para a saúde e que melhora consideravelmente o bom funcionamento do organismo.

Contudo, os benefícios das actividades físicas só são concretos e realmente percebidos no dia a dia quando levamos a prática a sério, garantindo uma frequência semanal regular.

Benefícios da actividade física regular

Melhora as nossas estruturas ósseas e musculares
Reduz a pressão arterial
Combate o stress
Alivia a tensão muscular
Proporciona bem estar psicológico, por nos afastar dos problemas quotidianos
Age contra doenças como diabetes, osteoporose e risco de enfarte
Aumenta a auto-estima
Melhora a postura
Aumenta a imunidade
Age contra a obesidade
Melhora as dores

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Alimente-se antes do seu treino

Escolha boas fontes de hidratos de carbono (batata doce, mandioca, pão integral, massa integral, cereais integrais, como o arroz integral) para que não lhe falte energia, e uma boa fonte de proteína.

Alimente-se depois do seu treino

A alimentação depois do treino deve ser adequada ao seu objectivo, uma boa estratégia nutricional pode fazer toda a diferença.

Sendo assim, nada de ficar horas sem comer depois de treinar!

Como escolher o melhor para si

Todos os exercícios físicos alcançam os mesmos resultados: libertação de hormonas, redução de stress, promoção das interacções sociais, aumento da auto-estima e do bom humor, além de diversos benefícios para a saúde física.

Para que tudo isto funcione deve existir movimentação corporal. Todos nós necessitamos que o sangue circule de vez em quando.

É fundamental encontrar tempo para se exercitar, mesmo que isso não seja muito do seu gosto. Se nunca teve este hábito, comece lentamente, optando pela actividade mais adequada ao seu nível de resistência corporal e modo de vida.

As pessoas sedentárias (falta de actividade física) encontram obstáculos no início por não terem a força muscular exigida para executar o exercício ou a coordenação motora adequada.

Assim, essas pessoas desistem mesmo antes de notarem melhorias.

O sedentarismo é definido pela falta de actividade física, que faz com que a pessoa tenha um gasto calórico reduzido. Consideram-se sedentárias todas as pessoas que gastam menos de 2.500 calorias por semana.

A prática de actividade física deve ser iniciada de forma equilibrada, com uma caminhada até uma hora por dia, substituindo por exemplo o elevador e as escadas rolantes por escadas.

Todas as pessoas com menos de 30 anos sem factores de risco (tabagismo, hipertensão, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares) ou sem patologias cardíacas, ortopédicas e respiratórias podem iniciar a pratica de actividade física leve sem acompanhamento profissional.

Este texto foi primeiramente redigido pela equipe do Blog Zap Noticias, onde pode ler bastantes conteúdos informativos sobre muitos segmentos.

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