Prancha ou crunch - qual a melhor para os seus abdominais? 1

Prancha ou crunch – qual a melhor para os seus abdominais?

Se há uma parte do corpo que quase todos querem definir um pouco mais, são os abdominais.

Percorrendo vídeos do YouTube e aplicações de fitness, há inúmeros treinos de todos os comprimentos e intensidades de tema central.

E isto não é uma nova tendência de algumas décadas para os anos 90 e encontrará vídeos de treino super populares como Abs of Steel (11 minutos) e 8-Minute Abs (auto-explicativo).

Havia muito mais néon e um pouco mais de calções de bicicleta envolvidos, mas o objectivo permaneceu o mesmo: obter uma secção média tonificada em apenas alguns minutos.

E por muito que compreendamos o desejo de tonificar a sua secção intermédia, saiba que os abdominais não são o marcador de força, aptidão, ou realização.

A verdade é que obter abdominais definidos não é apenas uma questão de fazer uma tonelada de abdominais, e factores como tipos de corpo, genética, e nutrição causam impacto.

De facto, é muito difícil conseguir um pacote de seis, por isso não se sinta desencorajado se os abdominais cinzelados não estiverem nas cartas. No entanto, se quiser atingir a sua secção intermédia e tonificar a área, há algumas coisas que pode fazer.

Se pretende desenvolver uma boa secção média, com fortes músculos abdominais e lombares que possam suportar um murro ou dois, é melhor fazer um exercício como a prancha do que os crunches.

Os antigos sit-ups e crunchs têm duas desvantagens. É provável que a longo prazo possam conduzir a problemas nas costas devido há pressão que criam nos discos entre as vértebras, e para além disso, não são muito eficientes.

Afinal a função principal dos músculos da sua secção média não é mover o seu torso, mas sim estabilizar o seu torso quando a sua espinha está sujeita a tensão.

Por conseguinte, os melhores exercícios para os abdominais e lombares, são aqueles em que a sua secção média tem que trabalhar para que as suas vértebras não se movam.

Prancha ou crunch

Por isso é que a prancha é um exercício melhor do que os sit-ups ou crunchs, e a prancha lateral é melhor do que o crunch de oblíquos.

Os melhores exercícios para a secção média do corpo, não necessitam que isole grupos musculares específicos.

Eles incluem todos os grupos musculares da sua secção média, inclusive músculos das suas ancas, parte superior das costas e ombros.

São, como alguns especialistas afirmam, exercícios de introdução da secção média.

Os investigadores colocaram elétrodos nos músculos de 20 voluntários, e colocaram-nos a efectuar 16 exercícios para a secção média.

Os elétrodos possibilitaram aos investigadores aferir a intensidade com que os exercícios ativaram os músculos dos voluntários.

Quanto maior a atividade elétrica num músculo, com mais intensidade está este a trabalhar.

Em Bettilt encontra informação especifica e detalhada.

Prancha ou crunch

A imagem abaixo mostram uma comparação entre os exercícios super-homem (superman) e a elevação alternada de segmentos (pointer).

O super-homem é um exercício de isolamento, tal como o crunch. Para o executar, deite-se no chão de barriga para baixo e erga as suas pernas e peito contraindo os seus glúteos e músculos lombares.

A elevação alternada de segmentos é a mais semelhante à prancha.

Coloca-se o corpo numa posição em que os músculos da secção média têm de trabalhar com intensidade para manter as vértebras estáveis.

A figura abaixo demonstra qual dos dois é o melhor exercício para ser efetuado por si.

Prancha ou crunch

Votos: 18 | Pontuação: 4.6

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.