Elemento central do seu estilo, o móvel para televisão ocupa um lugar especial, qualquer que seja o estilo de decoração da sua casa.
Por isso, é importante escolhê-lo com cuidado para criar o ambiente que melhor corresponda às suas expectativas. Para o ajudar a escolher, eis 5 conselhos para o orientar na sua escolha!
Escolha o seu estilo
Quer seja um amante do estilo escandinavo ou da decoração vintage, a sala de estar é geralmente o local onde passa grande parte do seu tempo livre, pelo que é muito importante que se sinta confortável nela e que possa satisfazer os seus desejos quando a mobilia.
Dependendo do estilo que escolher, a sua escolha pode ser totalmente diferente.
Para uma sala de estar contemporânea, um móvel de TV de design moderno é uma garantia de qualidade: geralmente bastante baixo e comprido, dará um toque de design à sua sala.
Por exemplo, um móvel de TV branco e lacado, com um aspecto limpo e atenção aos detalhes, pode ser o complemento perfeito e dar um toque de luz a uma sala de estar.
Se, por outro lado, preferir uma estética mais contida e subtil, o móvel para TV preto é um modelo polivalente que se adequa a todos os tipos de interiores.
Se procura um ambiente mais retro ou vintage, a televisão de design industrial pode ser a melhor opção para si.
Preste atenção à escolha dos materiais
Os materiais utilizados para criar móveis TV de design garantem um estilo único e uma excelente durabilidade.
Com um acabamento cuidado, a madeira maciça adapta-se certamente bem a interiores modernos e a ambientes campestres boémios. Muito na moda, o móvel de TV em teca é uma escolha polivalente e duradoura, tal como o carvalho maciço.
Outra opção pode ser o móvel de TV em pinho, que geralmente se adapta melhor a ambientes mais acolhedores, como o de ser colocado junto a uma bela lareira, embora a teca possa parecer mais industrial.
Na maioria dos casos, os móveis TV são fáceis de conservar, mas o cuidado com o acabamento pode fazer a diferença entre um móvel que se estraga facilmente e um que vai durar mantendo o estilo.
Não se esqueça do aspecto prático!
O aspecto funcional não deve ser esquecido na escolha dos seus móveis de design!
Com as suas gavetas e compartimentos, todos os espaços do seu móvel podem ser utilizados como se estivessem num aparador, consoante a altura que lhe for mais confortável.
Em espaços mais pequenos, pode, por exemplo, ter vontade de ter um móvel de TV maior para evitar acrescentar um grande aparador na sala de estar.
Neste caso, tenha o cuidado de não escolher um modelo demasiado baixo, que lhe oferecerá pouco espaço no interior: um modelo mais alto ser-lhe-á certamente mais adequado.
Organize os seus móveis de forma inteligente
Se passa muito tempo em frente dos seus móveis e do seu televisor, a altura dos seus móveis é também de extrema importância e pode ter um impacto considerável no seu conforto e saúde.
De um modo geral, quanto mais alto for o móvel do televisor, mais afastado do sofá deve ser colocado: se for colocado demasiado perto, terá certamente um efeito negativo nos músculos do pescoço e, a longo prazo, irá magoá-lo.
Depois de se sentir confortável no sofá, os seus olhos devem estar a cerca de metade da altura do ecrã, para não causar problemas. Note que, se tiver um televisor de plasma, terá de o colocar a uma distância maior do que se fosse um televisor convencional para proteger os seus olhos.
A posição dos seus móveis também pode ter um impacto no seu conforto de visualização: se o seu televisor estiver colocado demasiado perto de uma janela ou num ângulo errado, os reflexos podem impedi-lo de ver correctamente um filme no seu ecrã.