Base
Normalmente, no pós-treino a pele fica mais desidratada. Ou seja, vai absorver rapidamente os produtos aplicados. De acordo com Ana Pinto, “a parte líquida vai ser assimilada instantaneamente, os pigmentos da base serão visíveis e podem obstruir os poros com maior facilidade”.
Dica: antes de aplicar base, hidrate muito bem a pele para evitar danos. No entanto, a médica aconselha a aplicar base uma hora depois.
Tónicos adstringentes (para peles mistas e oleosas)
Este tipo de tónicos para além de, por vezes, terem muito álcool na sua composição, vão irritar ainda mais a pele.Se não quer arriscar, o melhor é aplicar a base três horas depois do treino.
Cremes para tratamento de borbulhas e pontos negros
Se quer que o tratamento resulte, certifique-se de que não coloca os cremes depois de fazer exercício, visto que “estes tratamentos são muito agressivos e irritantes para o tecido cutâneo”, conta Ana Pinto.
Nos dias em que vai ao ginásio, opte por fazer o tratamento à noite.
Anti-transpirante
Segundo a médica, no fim do treino sofremos vasodilatação e a pele absorve tudo com mais facilidade, até os químicos menos aconselhados, como os sais de alumínio.
Laca
Não é só o rosto que sofre, é importante ter igual cuidado com o couro cabeludo. Devido à vasodilatação geral que ocorre em todo o corpo, este produto pode causar irritações.
Sempre a aprender…