Sabia que o treino físico é essencial para a prática de desportos mentais? 1

Sabia que o treino físico é essencial para a prática de desportos mentais?

Para muitos, desconhecidos. Para outros, um passatempo ou profissão a tempo inteiro.

Estamos a falar dos desportos mentais. Sim, é verdade, além dos desportos físicos existem modalidades consideradas disciplinas mentais, exatamente por dependerem da capacidade e destreza mental do jogador.

Algumas dessas modalidades, são o xadrez, poker, sudoku, damas, dominó ou, numa vertente mais interativa, os eSports.

Mas, por que razão o título nos traz a necessidade de o exercício físico para conseguir competir plenamente nas modalidades mentais?

A resposta é um velho ditado: mente sã em corpo são.

Nesse sentido, saiba qual a importância do exercício físico para a prática deste tipo de desportos.

Exercício e estado de espírito

Seja que tipo de desporto for, exercitar-se num ginásio ou a dar um passeio rápido, a atividade física desencadeia reações cerebrais que o fazem sentir-se mais feliz e relaxado.

Um treino focado e com desafios, em particular, proporcionam uma oportunidade de descontrair e de se envolver consigo mesmo para estar mais tranquilo e bem-disposto.

Neste estado é muito mais fácil encarar uma partida de xadrez, realizar quebra-cabeças como Sudoku ou até mesmo entrar numa sessão de videojogos online. Isto porque, a leveza de pensamento acompanhará o estado de espírito.

Exercício e memória

A ligação entre corpo e mente é mais profunda do que muitos imaginam. Os efeitos dos exercícios físicos sobre o desempenho mental são reais, no entanto, por vezes, são desvalorizados.

Felizmente, existem estudos que demonstram que a aptidão física pode, de facto, impulsionar a nossa memória e as nossas capacidades cognitivas.

Por exemplo, no caso do poker, os melhores profissionais devem ter conhecimento de aspetos técnicos como as regras do poker, para conhecer as jogadas possíveis, que tipo de mãos existem, as melhores estratégias e muito mais.

Portanto, sem uma boa capacidade de retenção de conhecimento, fica extremamente difícil encarar cada partida competitivamente.

Neste sentido, as reações químicas geradas pelo exercício físico são também um extra para o cérebro melhorar o seu funcionamento, conseguir reter mais conhecimento e estar em sintonia com o pensamento estratégico do jogador.

Exercício e preparação física

Como aguentar um torneio de xadrez sentado o tempo todo? Será que a postura é importante? Devo estar em forma para “estar” sentado? Todas estas são questões válidas. Isto porque, mostram o lado físico dos desportos mentais.

Mesmo não parecendo, a preparação física é essencial para aguentar as horas de jogo sentado.

Assim, o reforço lombar, dos ombros, costas ou dos abdominais, são essenciais para aguentar maratonas de partidas e torneios mais longos.

Nesse sentido, um dos primeiros conselhos para atingir um nível profissional e competitivo é saber que é preciso uma mente sã, num corpo são. Quanto mais bem preparados, melhor será a prestação.

 treino físico

Exercício e concentração

A atividade física regular ajuda a manter as principais capacidades mentais intactas. Isto inclui o pensamento rápido, a aprendizagem, e a utilização do bom senso.

E, para ajudar neste capítulo, estudos demonstram que fazer uma mistura de atividades de “cardio” (RPM, corrida, elíptica, etc.) e de fortalecimento muscular é especialmente útil.

Assim, realizando este tipo de exercícios aumenta a eficiência e eficácia do metabolismo cerebral, permitindo que o cérebro funcione melhor com mais rapidez e clarividência.

Fatores-chave em qualquer partida deste tipo de desportos, especialmente em disciplinas como o xadrez, onde a concentração é essencial para antecipar jogar e conhecer as aberturas do adversário.

Exercício e autoconfiança

Provavelmente um dos fatores que mais faz diferença entre profissionais de qualquer desporto. À medida que a sua força, habilidade e resistência aumentam com a prática de exercício, a sua autoestima também melhorará.

O desporto proporciona um sentido de domínio e controlo, o que frequentemente leva a um sentimento de orgulho.

Com a energia renovada, o caminho para o sucesso fica mais fácil, porque parte com a vantagem mental sobre o adversário.

Em suma, para quem deseja que tanto o seu corpo como a sua mente se mantenham saudáveis apesar do desgaste destes desportos, o melhor mesmo é introduzir algum exercício físico para acompanhar esse mesmo esforço.

Por nisso, nunca é demais repetir, mente sã em corpo são, uma combinação fundamental.

Votos: 18 | Pontuação: 4.6

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.