Consumo de Líquidos na Nutrição Desportiva

Todos os dias, um individuo adulto, precisa repor cerca de dois litros de líquidos para equilibrar as perdas do corpo em geral, não tendo ainda em consideração a perda de suor durante o desportivo. Conseguimos assim imaginar o consumo de líquidos necessário durante um esforço intenso, para manter uma boa nutrição desportiva.

A produção de suor ajuda a reduzir a temperatura corporal quando o corpo aquece devido à atividade física. A quantidade de suor produzida pode variar entre indivíduos, e aumenta com um maior esforço e em ambientes mais quentes e húmidos.

Consumo de Líquidos

Consumo de Líquidos

As perdas de fluidos corporais podem levar a problemas de se não forem repostos. Numa situação de desidratação, há uma redução gradual no desempenho físico e mental. O consumo de líquidos e bebidas são importantes para as estratégias de desporto em competição, desta forma realiza-se um plano organizado de ingestão de líquidos durante o dia.

Estratégias para reposição de líquidos:

  • Consumo de líquidos em todas as refeições e não se esqueça que a água é uma excelente escolha para uma bebida.
  • Tenha um especial cuidado quando o tempo estiver quente e húmido, terá que reforçar os líquidos que ingere.
  • Mantenha perto de si durante o dia, uma garrafa de água, assim pode beber onde quer que esteja.
  • Hidrate-se adequadamente após o treino, pois vai continuar a perder líquidos durante a fase de recuperação, através das perdas de urina e suor. Precisa beber cerca de 1,5 vezes o valor perdido, durante as próximas 2 horas para conseguir uma ótima hidratação.
  • Durante o treino , deve ter noção das perdas pelo suor, para posteriormente substitui-las. Pesar-se antes e depois do treino, vai servir para medir as perdas de fluido, sendo que 1 kg de peso perdido equivale a 1 litro de líquido.
  • Tente diminuir para o mínimo as perdas de fluidos a cada vez que praticar desporto, bebendo tão frequentemente como conseguir.

Consumo de Líquidos

Consumo de Líquidos

Em competição

  • O mais importante durante uma prova é a ingestão de líquidos, preferencialmente ingerindo líquidos durante todo o dia, para não existir muita pressão para beber grandes volumes de líquido durante uma competição. Existe uma redução gradual no desempenho à medida que aumenta o grau de desidratação.
  • Tente consumir água em todas as oportunidades possíveis, quando há interrupções na competição.
  • Tenha a sua própria garrafa de água e controle os líquidos que ingere.
  • Beba líquidos enquanto se sentir confortável, pode provocar problemas no estômago se beber em excesso.
  • Em provas com duração superior a 1 hora, pode obter benefícios nutricionais em consumir hidratos de carbono com a sua bebida.
  • Manter os líquidos frescos pode incentivar um maior consumo.

 

Consumo de Líquidos na Nutrição Desportiva
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