Tecnologia de treino do pavimento pélvico e próstata
O pavimento pélvico é o grupo de músculos na base da pélvis. Apoia os órgãos pélvicos e ajuda a fechar aberturas como a uretra e o ânus para reter urina, fezes e gás.
No entanto, a sua função não se limita a isto.
O períneo, também conhecido como o pavimento pélvico, é uma estrutura de músculos, ligamentos e membranas.
Nas mulheres, o seu papel é o de “fechar o abdómen” e apoiar vários órgãos na parte inferior do abdómen, em particular a vagina, a bexiga e o recto.
Os homens também têm um períneo, mas é diferente: inclui a extremidade do tracto digestivo e parte das vias urinárias e genitais.
O períneo é uma área frágil que geralmente não é alvo de muita atenção. No entanto, nas mulheres, é submetido a um teste severo durante a gravidez e o parto.
Tem de suportar o peso do bebé e do útero durante muitos meses, lidar com o empurrão intenso e a passagem do bebé durante o parto. Como resultado, se não tivermos cuidado, tende a afrouxar.
Este conjunto de músculos suporta os genitais e o ânus e tem um papel fundamental ao longo da vida.
Apoia os nossos órgãos
Também conhecido como “pavimento pélvico”, suporta os órgãos da pélvis (bexiga, útero e recto) em pé ou sentado, mas também ao tossir ou espirrar, por exemplo.
Quando se torna menos forte e menos tonificado, após o parto e ao longo dos anos, especialmente após a menopausa, o períneo é menos capaz de suportar o peso destes órgãos, que podem entrar em colapso (risco de prolapso).
Mulheres: porquê e como fortalecer o seu pavimento pélvico?
Qual é o papel do pavimento pélvico?
Comecemos pela sua função. Imagine um berço: os músculos do pavimento pélvico crescem desde o osso púbico até ao cóccix (o último osso na base da coluna vertebral) e assim suportam os órgãos pélvicos (bexiga, útero, vagina, ânus e recto).
O períneo aumenta o prazer sexual
Durante o orgasmo, as contracções rítmicas do períneo estão na origem do prazer. E quanto mais contracções houver, melhor será a qualidade orgástica.
Isto aperta a parede vaginal à volta do pénis, o que aumenta o prazer.
Por outro lado, um períneo hipertónico pode causar problemas: Menos elástico, já não pode relaxar, daí o risco de dor durante a penetração, ou mesmo a impossibilidade de inserir um dedo ou tampão na vagina.
Porquê reforçar o pavimento pélvico?
Existem uma série de estudos de investigação que os exercícios de fortalecimento do pavimento pélvico ajudam a melhorar e mesmo corrigir a incontinência urinária, dependendo do grau do seu estado.
Por conseguinte, é importante continuar a reabilitação perineal ao longo da vida. Isto ajuda a manter um períneo tonificado para prevenir e limitar o risco de fugas urinárias.
Atualmente encontra opções para este efeito é o caso das Bolas chinesas Gbalss 2, concebidas para tonificar o pavimento pélvico, está ligada ao telemóvel, possui um treinador virtual que lhe diz se está a fazer bem os exercícios.
Exercite o pavimento pélvico com acessórios disponíveis no mercado Vive para que posso reforçar toda esta estrutura tão importante.
Homens: porquê e como fortalecer o seu pavimento pélvico?
Os exercícios para o pavimento pélvico não são apenas para mulheres. Nos homens, melhoram a qualidade da erecção e previnem problemas de incontinência.
Na maioria dos casos, os homens apercebem-se da importância dos seus músculos pélvicos quando se submetem a uma cirurgia à próstata. São aconselhados a fazer treino de força para limitar efeitos secundários como a incontinência e a disfunção eréctil.
No entanto, estes exercícios podem ser praticados preventivamente, não só para evitar este tipo de desconforto pós-operatório ou relacionado com a idade, mas também para aumentar o prazer sexual e limitar a dor em caso de obstipação, problemas renais ou má postura.
Nos homens, os músculos do períneo desempenham um papel na manutenção da erecção e ejaculação, mas são naturalmente mais fortes: só depois de uma operação à próstata é que devem ser trabalhados para evitar perdas de urina e permitir uma melhor erecção.
Disponível em loja online o Myhixel, um brinquedo que se liga ao telemóvel e ajuda os homens a treinar para melhorar a duração e a prevenção da ejaculação precoce.
Exercícios para reforçar o pavimento pélvico masculino
Depois de ter aprendido a reconhecer os músculos do pavimento pélvico, pode fazer exercícios diários para os fortalecer.
- Comece por esvaziar a sua bexiga, depois sente-se, fique de pé ou deite-se numa posição confortável.
- Respire fundo, expire pela boca e visualize o seu períneo.
- Aperte-o e tente aguentar durante cinco segundos, depois solte-o durante cinco segundos.
- Repetir o exercício cerca de quinze vezes, várias vezes ao dia.
- Se sente dor, pare imediatamente!
Para a variedade, pode fazer uma sucessão rápida de contracções musculares. Quando urina, tente parar o fluxo e reiniciá-lo de forma intermitente, várias vezes seguidas.
O conceito de treinar o seu períneo enquanto caminha
A ideia é bastante simples: realizar uma série de contracções – solturas dos seus músculos do pavimento pélvico ao longo do dia.
Por exemplo, quando está a caminhar, numa fila, ou em transporte, contrai os seus músculos do períneo.