Sedentarismo e os jogos online 2

Sedentarismo e os jogos online

Com a pandemia da Covid-19, os computadores ganharam relevância na vida de quem necessita trabalhar ou estudar em casa, não esquecendo a atividade lúdica.

Num ano em que todas as atividades migraram para o mundo virtual, a indústria dos games viu os usuários multiplicarem-se e o número de acessos saltar exponencialmente.

Os computadores tem-se tornado cada vez mais indispensáveis, a dependência dos mesmos causa sedentarismo extremo, ainda mais quando se trata da profissão da pessoa, em que fica sentada a maior parte do dia, sem qualquer gasto calórico.

A obesidade, um fator que afeta aproximadamente um terço da população mundial, tem várias das suas raízes ligadas ao sedentarismo.

Com os progressos a nível tecnológico, desde máquinas que preparam comidas, aparelhos que ajudam a emagrecer ou medicamentos que dizem ter os mesmos efeitos, acarretam muitos riscos para as pessoas, uma vez que em muitos casos não cumprem com o que prometem, mas comprometem a saúde do paciente.

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As pessoas tornaram-se completamente dependentes da tecnologia.

Não se vai mais à loja da esquina se não for de carro. Ao invés de de prepararem comidas saudáveis encomendam comida fast-food! A entrega da comida é feita no domicílio e mais uma vez o sedentarismo surge.

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As crianças crescem obesas porque ficam em casa o dia todo em jogos virtuais, não brincam com os amigos e não tem mais nenhum tipo de gasto calórico, e além de obesas, desenvolvem outros problemas de saúde como a diabetes, por isso os pais deveriam reeducar os seus filhos a tempo, antes que a situação se torne irreversível.

Os jogos que requerem um nível de atenção cada vez maior para vencer as fases, fazem com que o corpo aplique mais adrenalina no sangue para conseguir aceitar o nível de excitação provocado pela ação do jogo. Tenha em atenção este fato, pois jogar antes de ir dormir, é insónia pela certa.

Além de que, a ansiedade provocada pelo estímulo também propicia a insónia.

O sedentarismo pode ser considerado como um dos muitos “males do século”.

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Temos tendência a usar milhares de desculpas para evitar fazer exercício físico, sendo o “não tenho tempo” a mais famosa. Como as nossas prioridades são habitualmente o trabalho e a família, evitamos preencher os minutos livres do quotidiano com atividades físicas para focar neles.

Se não se identifica com a ideia de frequentar o ginásio para se exercitar, há dezenas de atividades que melhoram a resistência, como a hidroginástica, e relaxam a mente, como o yoga e pilates.

O sedentarismo, no entanto, é exageradamente prejudicial para a nossa saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física é classificada como o quarto maior fator de risco de mortes em todo Mundo.

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