Será que você tem interesse em trabalhar na área de saúde e bem estar? Já pensou em escrever artigos profissionalmente ou ainda em como manter um blog atualizado com toda a sua rotina de treinos e dietas? Então temos algumas dicas que podem facilitar esse processo e deixar o seu texto muito mais rico em detalhes e em conhecimento para os seus leitores.
Revisão bibliográfica em um texto sobre saúde e bem estar?
Ao longo da vida é provável que você já tenha se deparado com alguma revisão de trabalho acadêmico, seja na Universidade ou em algum outro momento da sua vida como estudante, e por isso você deve estar se perguntando: O que é que uma revisão bibliográfica de escola tem a ver com a área fitness?
A resposta é nada. Não se deve usar uma revisão escolar em um texto que tem propósitos diferentes, mas ainda assim é algo que deve ser usado para poder elevar o seu texto e levar conhecimento para outras pessoas que tenham interesse no seu trabalho ou na sua rotina de treinos.
O que nós devemos considerar como revisão bibliográfica então?
Veja bem, uma revisão bibliográfica nada mais é do que um amontoado de trabalhos que são similares ao que você está redigindo e que fazem sentido com o ponto ao qual você quer chegar no seu texto. Assim, quando estamos montando um texto sobre treino e rotinas saudáveis, é essencial que façamos referências a trabalhos que sejam similares. Seja de um nutricionista, nutrólogo, algum livro sobre mudança de hábitos e assim por diante.
A lista de possibilidades de temas para se abordar nessa área é infinita, por isso é tão importante saber como lidar com isso da melhor maneira possível de modo a alcançar os resultados e o maior alcance possível.
Como achar material para referenciar e como montar uma revisão
Ok, já estabelecemos que uma revisão pode ser o diferencial entre o seu texto e os de demais profissionais da área, certo? Se não, se atente que isso é um fato!
Mas antes de sair por aí, colocando frases motivacionais do Instagram ou citando vídeos, é essencial saber quais os materiais que podem ser colocados como parte da sua revisão bibliográfica e como eles podem ser inseridos no seu texto.
Como foi mencionado nas frases do Instagram, por mais que a pessoa tenha milhões de seguidores, nunca é uma boa para montar o seu texto. O ideal é trazer seriedade e pessoas que realmente entendam sobre o tema, como personal trainers com livros que são aclamados ou estudos de origem científica, artigos de congressos e assim por diante.
Abaixo tem uma lista do que utilizar e o que não utilizar no seu texto para montar uma revisão de sucesso:
Usar | Não Usar |
Livros de sucesso, aclamados por pessoas da área e profissionais de educação física; | Frases motivacionais de redes sociais; |
Artigos científicos; | Citações de vídeos; |
Teses, doutorados, etc. | Trabalhos de jornais. |
Quais os valores que possuem os trabalhos com revisão acadêmica?
Quando lemos um texto na internet que não é feito com cuidado é possível notar que existem algumas inconsistências em como que o texto é feito, logo esses textos não chamam tanto a nossa atenção como outros trabalhos que possuem mais pesquisa, que foram escritos com cuidado.
Esse é o valor que a sua revisão bibliográfica traz para o texto, com citações de diferentes pessoas, com um material que faz sentido e que traz conhecimento sobre o tema de uma forma simples e que pode facilitar esse processo.
Finalizando a revisão bibliográfica
O seu texto assim fica mais organizado, ele pode ser considerado como uma pérola no meio de outros textos. Mas antes disso é preciso colocar as suas ideias no papel e saber como esse texto vai ficar no final. Para montar a sua revisão pode ser seguido os passos abaixo:
- Pegue material das mais diversas fontes e faça a separação entre o que é essencial e o que não vale a pena;
- Faça um fichamento com o material que é relevante para você, coloque os autores, coloque as referências e links, tudo para fácil acesso;
- Monte um esqueleto do seu texto e faça diferentes versões para o seu artigo.
fotos Fonte: Unsplash.com