As apostas desportivas são a forma mais popular de jogo. Representam 40% dos jogos de azar. De acordo com o portal Statista, um em cada dois residentes nos EUA com mais de 18 anos já apostou em desporto pelo menos uma vez.
Como tudo começou
As pessoas apostam desde os tempos antigos. Já nessa altura, os primeiros Jogos Olímpicos foram realizados na Grécia e as corridas de cavalos e lutas de gladiadores tinham lugar na Roma Antiga. Muitas vezes, os espectadores nas bancadas faziam apostas entre si, criando probabilidades de um resultado específico.
Já nessa altura, existiam restrições legais. Em particular, na Roma Antiga, no século III a.C., ganhar num jogo de azar constituía a aquisição de uma propriedade através de uma transação inválida. A lei permitia apostar https://paripesa.com/pt em eventos desportivos; outras áreas da atividade humana estavam proibidas de organizar apostas.
Desde a Antiguidade, a atitude em relação às apostas tem sido muito negativa. Uma tendência semelhante manteve-se na Idade Média. Em França, no século XIII, foi adotado um ato legislativo que estabelecia a responsabilidade legal pela organização de apostas e punia os jogadores com o uso de um chicote.
Até ao século XVIII, as taxas eram estritamente controladas pelos governos de várias potências. Os Estados não gostavam destas actividades porque muitos jogadores se endividavam e os agentes de apostas locais enchiam os bolsos à custa dos cidadãos comuns.
A atividade de apostas teve origem na Grã-Bretanha dois milénios mais tarde. Em 1850, Leviathan Davis e Fred Swindell abriram a primeira casa de apostas. Os seus fundadores faziam previsões desportivas e distribuíam folhetos por Londres com as probabilidades de ganhar.
Como é que o sector se apresenta atualmente
A capitalização do mercado das casas de apostas é desconhecida devido a numerosos escritórios ilegais. De acordo com a Zion Market Research, o volume do mercado global de apostas em 2022 foi de US $ 194 bilhões. Deste valor, 105,8 mil milhões de dólares foram contabilizados por plataformas online.
No início da década de 2010, os jogadores começaram a jogar utilizando os seus telemóveis. Os especialistas prevêem que, até 2024, 60% de todos os apostadores utilizarão dispositivos móveis.
As principais vantagens das apostas online são uma vasta seleção de casas de apostas, a mobilidade e o conforto. Os jogadores já não estão vinculados a pontos e não precisam de verificar as tabelas de resultados dos jogos nem de ficar em filas para ganhar. As apostas e os pagamentos são efectuados em poucos segundos. As casas de apostas do século passado só podiam sonhar com isto.
O futuro das apostas
A transição para o online não tornou o trabalho das casas de apostas mais transparente. Os jogadores queixam-se de que as casas de apostas se recusam a pagar os seus ganhos. As casas de apostas, por sua vez, referem-se a problemas de funcionamento do programa ou a actividades suspeitas na conta do jogador. Tudo isto cria a necessidade de modelos mais transparentes.
De acordo com os especialistas, o blockchain e a tokenização são o futuro da indústria. Isto está associado tanto à crescente popularidade das criptomoedas como aos problemas das casas de apostas online tradicionais.
A integração da cadeia de blocos nas plataformas eliminará atrasos ou recusas nos pagamentos dos clientes. Os contratos inteligentes transferirão automaticamente os prémios para as contas dos vencedores.
A informação sobre as apostas é registada no registo; é impossível alterar os resultados das mesmas retroativamente. A Blockchain elimina o fator humano e a influência de terceiros no processamento das apostas, na apresentação dos resultados e nos pagamentos ao cliente. As casas de apostas Blockchain podem dar aos apostadores opções que as soluções tradicionais não têm. Por exemplo, os jogadores poderão vender ou alugar os seus tokens.
Desportos desportivos
Os desportos electrónicos tornaram-se muito populares hoje em dia. As casas de apostas já adicionaram estes jogos à lista de desportos suportados:
- CS:GO
- Dota
- League of Legends
- FIFA
- Overwatch
- StarCraft II
- Call of Duty
À medida que a popularidade dos torneios cresce, o número de apostas nos eSports também aumentará. As casas de apostas utilizarão a realidade virtual e a realidade aumentada para dar mais emoção às apostas online. Os jogadores serão imersos na atmosfera da competição em casa através de sistemas de realidade virtual.
As apostas desportivas percorreram um longo caminho desde os jogos entre os habitantes da Roma Antiga até às apostas em linha nos eSports. No entanto, os principais problemas do sector continuam a ser os mesmos.
Os jogadores querem receber pagamentos garantidos; as casas de apostas querem trabalhar com muitos utilizadores e obter lucros. A Blockchain tem em conta os interesses de ambas as partes. A tecnologia de realidade aumentada torna as apostas mais acessíveis e os eSports criam uma nova área de interesse para os jogadores.