A mesa de jantar é uma das peças de mobiliário mais importantes da casa. Mostramos-lhe os princípios básicos que deve seguir para uma escolha tão importante.
A escolha de uma mesa de jantar é uma matéria que não deve ser tomada levianamente. A peça de mobiliário será, durante muito tempo, o local para confraternizar com os seus entes queridos e degustar pratos deliciosos, jantares de Natal e até partilhar petiscos e anedotas.
Sem dúvida, a sala de jantar é um dos espaços mais importantes da casa, e é por isso que hoje em dia encontrará tantas opções diferentes no mercado. No entanto, tenha cuidado!
Por muito bonita que seja, deve certificar-se de que se adequa às suas necessidades.
Não existe um tamanho único para as mesas de jantar que sirva a todos. O que deve ser tido em conta ao escolher uma mesa de jantar é a sua utilização prevista e o espaço disponível na sala de jantar.
A partir desta informação, pode começar a pensar nas dimensões da mesa.
5 Dicas para escolher a sua mesa de jantar
1 – Medir o espaço da sua sala de jantar
Esta é a forma mais fácil de determinar o espaço de que dispõe para a sua nova mesa. Isto permitir-lhe-á fazer uma escolha informada sobre as dimensões e o design.
Tenha em conta todos os objectos e outros móveis que ficarão adjacentes à sala de jantar. Nestes casos, é necessário ter precisão.
Para assegurar uma boa mobilidade, aconselha-se que exista no mínimo 1 metro de distância da borda da mesa em todas as direcções.
Poupe-se a uma dor de cabeça, não escolhendo uma mesa fabulosa que lhe vai exigir manobras para a fazer funcionar.
2 – Escolher a forma mais adequada
Certas formas de mesa harmonizam-se melhor com o espaço disponível.
As regras básicas pelas quais alguns designers de interiores se guiam são as seguintes:
As mesas quadradas e redondas são ideais para espaços quadrados, mas não para salas rectangulares, pois dão a impressão de estreiteza.
As mesas de jantar rectangulares ou ovais harmonizam-se muito bem em salas alongadas ou rectangulares.
O mesmo não acontece nas salas quadradas, que tendem a ser desconfortáveis para os comensais.
3 – Para que é que a vai utilizar?
É uma mesa de uso diário para almoçar e jantar, as crianças vão fazer os trabalhos de casa nela, também a vai utilizar para trabalhar? A seguir, veremos os materiais que serão úteis para este tipo de situação.
Outro factor é se costuma organizar jantares em casa, para os quais precisará de uma mesa grande que possa ser aumentada se a família crescer.
4 – Considerar os materiais
O estilo e o gosto são muito pessoais. No entanto, há alguns factores a considerar que farão a diferença na vida útil da sua mesa de jantar. Tem crianças em casa? Um tecido impermeável é uma boa escolha.
Se tudo vai girar à volta da sua mesa, escolha materiais duradouros. A madeira maciça e o vidro grosso resistem bem a riscos e outros acidentes. Outra opção sensata é uma mesa com um tampo de cerâmica; estão na moda e provaram ser duráveis.
5 – Não deixe de lado as cadeiras
Tenha em conta que as cadeiras são frequentemente o primeiro elemento da mesa a ficar danificado. Por isso, é uma boa ideia comprar modelos que não sejam difíceis de substituir.
Tornou-se popular a combinação de assentos na sala de jantar, como bancos alongados ou poltronas com apoios de cabeça, por exemplo.
Se tiver crianças, opte por tecidos escuros, pois as manchas diminuem a beleza do espaço.