Período de descanso dos músculos

Artigo sobre o período de descanso dos músculos

Período De Descanso Dos MúsculosQuanto tempo precisam os músculos de descansar entre os treinos?


A recuperação é a capacidade do seu corpo de se regenerar após o exercício físico. Quanto mais rápida for a sua recuperação, mais rápido será o aumento de  força e do volume muscular. Se não tiver uma dieta adequada, se não escutar os sinais do seu corpo em relação ao possível overtraining (excesso de treino) e se não descansar o suficiente, então não terá os mesmos resultados.

Força, ganhos musculares ou perdas de gordura são abundantes durante os períodos de descanso fora do ginásio. O objetivo deste artigo é fornecer: Uma compreensão básica do processo de recuperação muscular.

Período De Descanso Dos Músculos

Quanto tempo descansar? - Período De Descanso Dos MúsculosQuanto tempo descansar?


O tempo de descanso ideal depende de vários fatores incluindo a recuperação,a intensidade do exercício físico, a frequência e duração do exercício, os hábitos alimentares e o próprio stress.

Estes fatores são:

  • O quão rápido o seu corpo se recupera do esforço físico (recuperação)
  • A intensidade do seu treino (intensidade)
  • Com que frequência se exercita por semana (frequência)
  • Quando e o que come (nutrição)
  • Quanto tempo se exercita (duração)
  • Quantidade de stress que sofre diariamente (stress).

Que tipo de descanso?

  • Dormir (Principal)
  • Descansar
  • Hobbies e atividades que lhe fornecem o sentimento de prazer
  • Socializar

 

As três fases de recuperação - Período De Descanso Dos MúsculosAs três fases de recuperação


A recuperação é um mecanismo que pode ser dividido em três principais fases:

(1) Descanso entre as séries de treino (normalmente de 30 a 90 segundos)

(2)  A seguir ao exercício físico (nas primeiras horas após o exercício)

(3) Nos 2-3 dias após o esforço físico (entre 24 a 72 horas)

Período De Descanso Dos Músculos

Porque precisa o nosso corpo de descansar? - Período De Descanso Dos MúsculosPorque precisa o nosso corpo de descansar?


(1) –   Permitir que o sistema nervoso se recupere (recuperação neurológica) . O corpo levanta primeiramente o peso com o seu sistema nervoso (através do recrutamento das unidades motoras) e só depois,em segundo lugar, com os seus músculos.

(2) –   Permitir a “supercompensação” suficiente (recuperação fisiológica). É necessário um bom tempo de descanso para que o corpo entre num estado ” supercompensação “, onde todo o corpo se torna mais forte e mais apto para o esforço físico.

(3) –   Regenerar todo o corpo (mental, física e psicologicamente). Não apenas os músculos exercitados precisam de descansar, como também o resto do corpo. O cansaço acumulado pode levar o organismo a um estado de overtraining (excesso de treino), o que faz com que não consiga treinar no seu melhor,precisando de descansar. É importante que o corpo recupere todos os seus sistemas antes de voltar a ser submetido a estímulos intensos durante os treinos.

Período De Descanso Dos Músculos

2 Comentários

  1. João Silva || colocado em 26 Janeiro, 2015 ás 16:40

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  2. Pedro Silva || colocado em 27 Janeiro, 2015 ás 11:13

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