Importância do treino de FORÇA

A força muscular é uma importante componente da aptidão física e que está associada à saúde e ao desempenho atlético, além de ajudar e melhorar a prática de atividades físicas ou desportivas.

O processo inevitável de envelhecimento provoca alterações psicofisiológicas e sociais que acarretam uma diminuição da força muscular, perda da massa óssea e maior porosidade da mesma, aumentando os riscos de quedas. Estudos recentes fazem referencia aos benefícios que o exercício físico proporciona na nossa saúde, diminuindo o percentual de doenças crônicas e degenerativas, melhoria da qualidade de vida e capacidade funcional, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

treino de FORÇA

treino de FORÇA

A perda de massa muscular e, em consequência diminuição da força, é a principal responsável pela determinação na mobilidade e na capacidade funcional do individuo que está a envelhecer. A melhor escolha é a realização de um programa de atividade física, onde esteja incluído tanto o treino aeróbico como o de força muscular, e que incorpore ainda exercícios de flexibilidade e propriocepção.

O treino de força traz várias vantagens para o ser humano, seja ele um indivíduo atleta ou amador. Estudos associados ao treino de força demonstraram que este induz a hipertrofia das fibras do tipo I e II. Outros benefícios passam pela diminuição do risco de osteopenia que pode levar a osteoporose, diminuição de lombalgias, hipertensão e diabetes. Podem ocorrer ainda benefícios pelo aumento da força e resistência muscular, da maior densidade óssea, do aprimoramento da força do tecido conjuntivo e do aumento ou da manutenção da massa magra. Estas adaptações são benéficas para todas as faixas etárias, incluindo adultos de meia idade e idosos, e em particular mulheres pós-menopáusicas, que geralmente apresentam uma perda mais rápida da densidade mineral óssea.

Treino De FORÇA

Treino De FORÇA

Os benefícios citados levam o indivíduo a realizar as atividades da vida diária (andar, correr, saltar, agachar, subir e descer escadas) com menor esforço fisiológico, traduzindo-se numa independência funcional ao longo da vida. Indivíduos idosos são os que irão receber mais benefícios do treino a longo prazo, gozando de uma melhor qualidade de vida, com menor risco de lesões, fraturas e quedas.

Treino De FORÇA

O treino de força é portanto fundamental na nossa qualidade de vida, mas quando mal executado pode ser prejudicial, procure um profissional que prescreva um plano de exercícios adequado a sua condição física atual.

Bons Treinos!

Treino De FORÇA

Comentários

  1. Ricardo Sousa || colocado em 27 Janeiro, 2015 ás 11:15

    site muito bom!

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *