Efeito anabólico da água na musculação

Efeito anabólico da água

Os atletas de musculação crescem de forma mais acelerada depois dos treinos, se tiverem água suficiente no seu corpos.

A desidratação reduz a síntese natural de hormonas anabólicas após o treino de força e estimula a produção de hormonas catabólicas.

Se perder vários pontos na percentagem do seu peso corporal através da desidratação a qualidade do seu treino de força irá diminuir. Além disso, estudos com atletas de resistência, mostram que a desidratação aumenta a produção de cortisol depois do treino.

Por fim, as células de gordura que possuem uma boa reserva de água conseguem libertar os seus ácidos gordos mais facilmente na circulação sanguínea e as células musculares catabolizam menos proteína, se estiverem bem hidratadas. Por isto,podemos afirmar que a água actua como um anabolizante.

Estudo:

A investigação da Cal State vem reforçar aquilo que já sabíamos acerca da importância da hidratação para atletas de musculação, apoiando a teoria do efeito anabólico da água. Os investigadores observaram 7 culturistas no mesmo programa de treino 3 vezes: agachamento com 80% do peso com o qual conseguiriam realizar apenas uma repetição.

Inicialmente, os atletas tinham uma quantidade de água adequada nos seus organismos [UE] , noutra ocasião eles perderam 2,5% do seu peso devido à desidratação [HY25] e numa terceira ocasião, tinham perdido 5% do seu peso corporal através da desidratação [HY50] .

Após o treino os investigadores mediram a quantidade de hormonas anabólicas e catabólicas no sangue dos culturistas. Eles observaram que a desidratação causou um pico extra-elevado de cortisol após o treino e uma reduzida libertação de testosterona e hormona de crescimento (mas não significativa).

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Os investigadores concluíram:

Estes dados demonstram que a hidratação do corpo é uma situação bastante importante a ter em conta na modulação da resposta hormonal e metabólica ao treino de musculação.

Efeito anabólico da água

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