9 hábitos que ajudam a engordar

Situações de stress e ansiedade fazem com que sintamos necessidade de comer mais ou vontade de ingerir doces ou comidas industrializadas.

Para perder peso, pode não ser suficiente adoptar uma dieta com base em alimentação saudável, é preciso ter em consideração outros factores que vão muito para além da alimentação. Alguns hábitos diários também influenciam o nosso peso e se não os controlarmos é provável que levem ao aumento de peso e sejam um fracasso para a nossa dieta.

Manter o peso equilibrado não é uma tarefa fácil, associa a pratica de exercício físico, a uma alimentação cuidada e com as dicas que se seguem, será possível.

engordar

engordar foto

1 – Comer antes de te deitares pode engordar

Comer à noite antes de dormir, normalmente não é por fome e sim por ansiedade ou costume, e preferir comer alguma coisa doce. Programe os horários das refeições de forma a não ingerir alimentos antes de ir dormir, se sentir fome prefira “snacks simples e de absorção lenta”.

Não precisa de cozinhar: tudo o que é sugerido pode ser encontrado no supermercado. São coisas simples que saciam, ou seja, vão deixá-lo satisfeito, sem vontade de comer mais. O importante é que tenham pouco açúcar, poucos hidratos de carbono — os que estiverem presentes têm de ser de absorção lenta — e ter mais proteína. Outro factor a ter em consideração é a qualidade do sono, que é influenciada por aquilo que se come: “Deve escolhê-los de forma inteligente para uma noite tranquila”. Deixamos-lhe dois exemplos: gelatina e nozes.

2 – Dormir mal

Passar a noite acordado ou dormir mal, pode fazer com que percamos a noção do tempo e das coisas que comemos. Diferentes estudos revelaram que isso pode produzir um desequilíbrio hormonal que faz com que você não se sinta satisfeita ao ingerir a comida.

3 – Comer distraído

Um grande erro na hora de comer é fazê-lo vendo televisão, usar o telemóvel, o computador ou qualquer meio de distracção. De acordo com uma pesquisa feita pelo Jornal Americano de Nutrição Clínica (American Journal of Clinical Nutrition), as pessoas que comem distraídas costumar ingerir 50% mais de calorias. Mas, além disso, também foi comprovado que, quem come distraído sente-se menos satisfeito e possivelmente sente a necessidade de comer mais.

4 – Stress e ansiedade

Estes dois problemas são os inimigos do peso e da boa qualidade de vida. Os dois associados a chamada “fome emocional”, faz com que tenhamos a necessidade de comer mais, e nos satisfazer com doces ou fast food. Para combater isso, o melhor é ficar longe das situações de stress, preocupações e ansiedade.Mas sendo inevitável, então é recomendável consumir água, alguma fruta e/ou chá.

5 – Comer rápido

Este hábito é um dos mais comuns em todas as pessoas, e poucos levam em conta que a comida deve ser bem mastigada para ter uma maior sensação de saciedade e, além disso, facilitar a digestão. É recomendável levar pelo menos 20 minutos a comer, sem distracções e mastigando muito bem cada um dos alimentos.

6 – Sedentarismo

Levar uma vida sedentária é um dos maiores causadores da obesidade no mundo, já que uma pessoa neste estado tende a comer mais, acumular mais gordura e ficar limitado nas actividades físicas. É muito importante evitar uma vida sedentária, pois este hábito faz engordar com mais facilidade e, além disso, pode  causar doenças graves no futuro.

nao publicar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *